Marketing Digital para e-commerce: 10 dicas para vender mais

14 de Dezembro de 2021

Saber como explorar o marketing digital para e-commerce é essencial para qualquer empresa que deseja potencializar suas vendas. É essa a estratégia ideal para atrair novos consumidores e construir mais oportunidades de negócio. E certamente seus concorrentes estão cientes disso.

Uma das grandes vantagens das vendas pela internet é a possibilidade de atrair consumidores localizados em qualquer lugar do mundo, não é? Porém, isso requer uma boa estratégia de marketing para garantir que sua marca seja notada. É justamente aí que entra o marketing digital para e-commerce.

Quer entender melhor como você pode explorar o marketing digital para e-commerce? Então confira as dicas que preparamos para você!

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Afinal, o que é marketing digital?

O marketing digital é uma estratégia de marketing que se concentra na promoção de um serviço ou produto usando canais eletrônicos. O objetivo do marketing digital é sempre influenciar o seu público-alvo a realizar uma ação – como fazer uma compra, se inscrever, etc.

O marketing digital tem um potencial e um poder fenomenal. Você pode usá-lo para alcançar milhões de usuários-alvo em questão de alguns cliques e em apenas algumas horas. É realmente uma ferramenta poderosa que está ao alcance de quase qualquer pessoa.

10 dicas de marketing digital para e-commerce

O potencial do marketing digital para e-commerce é inquestionável. Mas como você pode explorar essa estratégia da melhor maneira? Aqui estão algumas dicas que vão ajudá-lo:

1. Otimize suas páginas para mecanismos de pesquisa (SEO)

Hoje, a grande maioria dos clientes começa sua jornada de compras com uma pesquisa no Google. Se você quiser tirar proveito disso, você precisa garantir que sua loja de comércio eletrônico esteja devidamente otimizada para os motores de busca. Tanto o SEO externo quanto o interno devem ser incorporados e ajustados constantemente, uma vez que os algoritmos usados pelos motores de busca estão em constante mudança.

2. Explore a pesquisa paga

Se você deseja resultados imediatos, mas de curto prazo, já que não pode ou não quer esperar que os mecanismos de pesquisa o classifiquem, a pesquisa paga é exatamente o que você deseja. O Google Ads é uma excelente forma de direcionar as consultas de pesquisa no Google para os seus produtos – alcançando os clientes de forma certeira.

3. Tenha uma boa estratégia de e-mail marketing

E-mail definitivamente não está morto. Na verdade, ele está muito vivo, só que atualmente é usado de uma maneira diferente. Ele ainda permanece como um dos canais de marketing digital mais eficazes para varejistas, uma vez que oferece um retorno sobre o investimento (ROI) positivo.

O e-mail desempenha um papel crítico na experiência de compra do cliente. Os usuários podem enviar por e-mail solicitações de informações sobre sua empresa ou perguntas sobre os produtos ou serviços que você oferece.

Mais do que isso, você pode explorar os e-mails para nutrir sua lista de leads, enviar promoções de produtos e garantir que sua marca continue construindo uma boa relação com o público. Tudo isso contribui para gerar mais vendas!

4. Crie conteúdos de valor para o seu público

Vender não é seu único foco como varejista online. Também é importante oferecer valor sem exigir que seus clientes façam compras. É por isso que você precisa de marketing de conteúdo. Criar conteúdo valioso que ajude seus clientes a resolver seus desafios diários é um dos melhores métodos para nutri-los e encantá-los.

Você pode abordar o marketing de conteúdo de várias perspectivas, que vão desde curtas postagens de blog até guias de compra. A criação de conteúdo desse tipo ajuda a aumentar a conscientização, nutre clientes em potencial e encanta os clientes existentes.

5. Marque presença nas mídias sociais

As mídias sociais são uma grande tendência do momento, já que dificilmente há alguém no mundo hoje que não esteja ativo nas redes sociais. Postar regularmente no Facebook, Twitter ou Instagram agora é um hábito do dia a dia.

Essas plataformas tornaram mais fácil para as marcas chegarem a seus clientes. No entanto, postar regularmente no Instagram, Twitter ou Facebook é apenas parte da solução. O marketing digital para e-commerce também deve incluir os anúncios pagos como parte de sua estratégia – permitindo alcançar um público ainda maior.

6. Fique por dentro do Mobile Marketing

Os navegadores de internet não são mais o único software usado para acessar lojas virtuais. Hoje, as pessoas usam aplicativos mais do que nunca – e uma estratégia de mobile marketing pode ser um diferencial para gerar mais vendas. Os usuários em dispositivos móveis se comportam de maneira diferente e é preciso saber como explorar corretamente as melhores ações focadas nesse público.

7. Explore o remarketing

Os avanços tecnológicos permitem que os varejistas segmentem dinamicamente os visitantes do site com conteúdo, produtos ou serviços específicos nos quais possam estar interessados. Quando feito de maneira correta, o remarketing tem o potencial de ajudar as lojas de comércio eletrônico a converter potenciais consumidores em clientes reais.

8. Crie páginas de destino irresistíveis

As páginas de destino – ou landing pages – são uma grande parte da venda de produtos, especialmente se você depende de anúncios. Sua página de destino é onde um usuário termina depois de clicar em um anúncio de seu produto ou serviço. Essa página deve anunciar o produto exato que foi mostrado no anúncio, junto com:

  • Mais informações sobre o produto
  • Avaliações de produtos
  • Custo do produto
  • Imagem do produto
  • Uma chamada para realização da compra

9. Integre todas suas ações

Ao longo deste artigo vimos diversas ações de marketing digital para e-commerce, certo? Todas elas podem gerar ótimos resultados de vendas. E esses resultados se tornam ainda melhores quando todas essas ações funcionam de forma integrada – unidas por uma única estratégia.

10. Monitore os resultados

Por fim, é fundamental ficar sempre de olho nos resultados alcançados com cada uma das ações executadas. Analisar os investimentos e retornos obtidos é a melhor forma de melhorar constantemente suas estratégias e gerar cada vez mais vendas.

 

Você gostou das dicas de marketing digital para e-commerce? Mais do que ter um site ou app para vender seus produtos, é essencial ser notado pelo público na internet!