Tudo sobre começar a vender mais pelas redes sociais

11 de Junho de 2021

Você tem usado a mídia social para se envolver com os usuários e expandir sua marca, mas deseja vender mais pelas redes sociais? Essa é uma excelente ideia para aumentar os resultados da sua empresa. Segundo dados da Econsultancy, a mídia social é um dos cinco principais canais de marketing para gerar um retorno sobre investimento sólido.

Ter uma presença comercial nas redes sociais tem tudo a ver com expandir o seu alcance como marca e melhorar os seus resultados – e isso significa aumentar as vendas. Mas vender nas redes sociais requer uma abordagem específica que capte o interesse dos consumidores de forma que eles fiquem ansiosos para clicar no seu site e explorar o que você oferece.

Quer descobrir como vender mais pelas redes sociais? Então confira algumas dicas ao longo deste artigo!

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6 dicas para vender mais pelas redes sociais

1. Use o canal social que seus seguidores usam

A primeira etapa para vender mais pelas redes sociais é descobrir onde seus clientes-alvo estão gastando seu tempo online e usar os mesmos canais sociais que eles usam. Uma prática recomendada para aproveitar ao máximo seu tempo é se concentrar em algumas plataformas-chave, em vez de usar recursos preciosos para criar várias contas.

Para isso, conduza uma análise completa do seu público-alvo. Você pode pesquisar o perfil de seus clientes atuais ou tentar encontrar características comuns de um público-alvo que você ainda não conheceu.

Depois de saber quem compra seus produtos ou serviços (ou quem você deseja se tornar um comprador), você também deve saber quais plataformas eles usam.

Embora você possa decidir estar presente em cada canal social, lembre-se de que espalhar seus recursos de forma muito ampla e limitada consome muito tempo. Na verdade, tal ação pode não fazer tão bem quanto parece.

2. Crie um ótimo conteúdo, mas não faça com que pareça exagero

As redes sociais são plataformas de compartilhamento de conteúdo e relacionamentos. Por isso, mesmo que seu objetivo seja vender mais pelas redes sociais, você precisa se preocupar com os conteúdos que publica ao longo dos dias.

Embora priorizar a qualidade em vez da quantidade pareça óbvio, a maioria dos profissionais de marketing digital ainda se engana. Os usuários de mídia social são muito experientes. Se você criar conteúdo medíocre, não obterá o engajamento que procura.

Em vez de enviar uma série de postagens comuns, gaste o tempo criando uma quantidade menor de conteúdo de alta qualidade. Dessa forma, você também estará compartilhando seu conteúdo em um ritmo que você e seus clientes potenciais podem consumir.

Ao criar conteúdo, não faça com que pareça muito agressivo ou exagerado. Você deve considerar que os canais sociais não se destinam apenas à compra e venda. A maioria das pessoas ainda está lá para se socializar virtualmente.

Em meio a essas ações, você pode incorporar chamadas para que o público conheça melhor seus produtos ou acesse seu aplicativo para obter descontos – mas não deixe que isso vire o padrão das comunicações, pois você pode acabar afastando o público. Neste caso você pode usar um discurso comercial mais discreto e otimizar conteúdos, histórias, cases e etc.

3. Invista em anúncios pagos

Postar frequentemente nas redes sociais e responder aos comentários por si só pode não ser o suficiente para alcançar os resultados de vendas que você espera. Por isso, os anúncios pagos são uma ótima estratégia para impulsionar suas ações nas redes sociais.

Enquanto o alcance orgânico empresarial em alguns canais sociais continua caindo, a mídia paga ajuda você a alcançar e aumentar seu público rapidamente.

Cada canal de rede social tem suas próprias ferramentas de publicidade. O Facebook e o Instagram, por exemplo, apresentam ferramentas abrangentes de segmentação. Isso torna muito fácil desenvolver campanhas de sucessos que alcançam seus possíveis clientes de forma certeira.

Aqui estão algumas sugestões para criar anúncios pagos que são valorizados pelo público e podem conduzi-los a uma compra:

  • Crie imagens inspiradas em situações da vida real
  • Publique fotos e vídeos que incluam dicas para usar seus produtos
  • Compartilhe imagens de clientes usando ou interagindo com seus produtos
  • E em todas elas, capriche muito na qualidade da foto e do design

Além disso, você pode utilizar os anúncios pagos para promover campanhas focadas em promoções ou cupons de desconto. Dessa forma, você adiciona um incentivo extra para o momento da compra e alcança seu público em curto prazo.

4. Não esqueça de incentivar uma ação

Depois de fisgar um visitante com seu conteúdo, a próxima etapa é a conversão do interesse em venda, certo? Neste momento, não ignore todo o potencial de uma boa chamada para ação. Algo tão simples quanto adicionar um "clique para comprar agora mesmo!" abaixo da foto do produto Instagram que eles gostaram ajudará você a vender mais pelas redes sociais.

É importante que sempre que publicar algo no Instagram, Facebook ou LinkedIn, em qualquer postagem, você direcione o público para sua loja online ou aplicativo, sempre mesmo! Basta assinar a descrição da postagem com o link do seu site, simples assim.

5. Crie ações criativas e dê algo em troca para o consumidor

As redes sociais são ambientes dinâmicos com diversas informações publicadas a todo instante. Para fisgar a atenção do seu cliente, você pode explorar ações criativas que possuem um tempo limitado (como um cupom de desconto que dura apenas 24 horas) ou condições únicas para os usuários (como uma oferta especial para quem comprar pelo seu aplicativo). Além de incentivar a compra, irá ampliar o engajamento, compartilhamento entre usuários e maior tempo de visualização em uma publicação.

6. Faça com que seja fácil finalizar uma compra

Muitos dos usuários não navegam pelas redes sociais procurando ativamente por produtos para comprar. Trata-se de uma motivação que surge enquanto eles navegam por diversas publicações de diferentes pessoas e marcas.

Portanto, suas chances de vender mais pelas redes sociais serão maiores se você facilitar a experiência desse cliente. Ele não deseja perder tempo em um complexo processo de checkout. Quanto mais simples for finalizar a compra, menos obstáculos e cliques tiverem, melhor.

Considerando que a maioria das pessoas utilizam suas redes sociais direto no celular e passam boa parte do dia com este aparelho ao seu lado, uma ótima ideia para atender a essa necessidade dos clientes é contar com ações que levem o usuário direto para um aplicativo mobile. Dessa forma, você proporciona uma experiência prática e satisfatória para gerar vendas, além de passar mais credibilidade e profissionalismo em relação a sua marca.

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