A importância da integração do estoque em pontos de venda online

21 de Setembro de 2022

O controle de estoque é um componente crucial para o funcionamento de qualquer negócio. Mas a complexidade dessa rotina vem aumentando nos últimos anos por conta da atuação em diversos canais de venda. Por isso, surge uma preocupação com a integração de estoque em pontos de venda online.

Sabemos que a gestão do estoque é responsável por monitorar os níveis de mercadorias no estoque e identificar o momento de realizar pedidos aos fornecedores. Mas como garantir que esse controle considere vendas feitas pelo site, redes sociais, aplicativo e loja física?

Neste artigo vamos compreender a importância da integração do estoque em pontos de venda online. Confira!

Importância do controle de estoque no e-commerce

O que é a integração do estoque em pontos de venda online?

Vamos começar pelo básico. O que exatamente é a integração do estoque em pontos de venda online?

Simplificando, é o processo de sincronizar os níveis de estoque em vários canais – processando os pedidos feitos em diferentes locais em tempo real. Para isso, geralmente é usado um sistema digital que automatiza esse controle.

Um software de integração do estoque permite lidar com pedidos e transações online e offline. Mais do que controlar as entradas e saídas de produtos, essas soluções oferecem análises aprimoradas e gerenciamento de inventário mais organizado.

6 benefícios da integração do estoque em pontos de venda online

Para empresas que possuem diferentes canais de venda, a integração do estoque é um componente vital por mais de um motivo.

Integrar esse controle significa ter uma visão holística de seus clientes e negócios. Inventário, pedidos, finanças – tudo isso e muito mais sincronizado, oferecendo aos seus clientes uma experiência de compra omnicanal perfeita e à sua equipe uma visão de 360 graus do seu desempenho de vendas e jornada do cliente.

Veja só os benefícios de implementar a integração do estoque em pontos de venda online:

1. Venda em mais lugares ao mesmo tempo

Lembre-se: o objetivo é estar onde seus clientes estão. Você fisicamente não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, mas seus diversos canais de venda online podem.

Ao integrar os estoques dos seus canais offline e online, você obterá uma visão holística de seus clientes e negócios sem o estresse de somar números manualmente.

2. Veja o estoque em tempo real e evite vendas excessivas

Qualquer empresário ou gerente de comércio eletrônico sabe como é crucial otimizar seu gerenciamento de estoque.

Ao ter uma linha direta de visão para o estoque, você não terá que se preocupar em vender produtos em excesso e cortar os pedidos de seus clientes. Isso é particularmente importante se você deseja operar um modelo de compra online e retirada na loja. Os clientes precisam saber que o item que pediram para retirada em sua loja estarão lá.

3. Não insira mais dados manualmente

A integração do estoque em pontos de venda online elimina a necessidade de inserir dados manualmente. Ser capaz de gerenciar as informações do seu produto em um só lugar e não precisar atualizá-las por conta própria é um enorme valor agregado.

Isso não apenas poupa uma dor de cabeça, mas também uma parte significativa do tempo. Este é o momento em que você pode investir em outro lugar em seu negócio.

4. Ofereça promoções e descontos em vários canais

Muitas plataformas de comércio eletrônico facilitam a ativação de promoções em seu próprio sistema, mas a integração dos estoques leva isso um passo adiante. Você pode gerenciar suas promoções em diferentes canais online e offline sem precisar se preocupar com a falta de mercadorias em estoque.

5. Saiba mais sobre os clientes e aproveite esses dados

A maioria das tecnologias que você integra em sua empresa podem ajudá-lo a aprender muito sobre seus clientes. E uma solução que integra o estoque não é diferente.

Ao integrar o gerenciamento do estoque, você tem insights claros sobre o comportamento de vendas do cliente. Isso, por sua vez, pode melhorar seu gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Ter todos os dados de seus clientes em um só lugar significa que você pode visualizar o comportamento do comprador em ambos os canais, permitindo que você faça recomendações personalizadas e comercialize para eles de forma mais eficaz.

6. Melhore a experiência do cliente

Ao integrar o gerenciamento do estoque, você cria uma experiência perfeita para seus clientes. Você garante que as mercadorias compradas realmente possam ser entregues no prazo previsto e simplifica os pedidos online.

Integração do estoque do e-commerce com aplicativo com a Mobilizei

Você está pensando em criar um aplicativo para a sua loja virtual, mas está receoso em relação ao controle de estoque em diferentes canais de vendas? A Mobilizei resolve isso para você!

Com a Mobilizei, você cria o aplicativo da sua loja e impulsiona suas ações de vendas e marketing. E isso é feito de forma integrada com a sua plataforma de e-commerce.

Por conta disso, o estoque do seu site e do seu aplicativo são integrados. O controle do seu e-commerce continua sendo feito pelo painel administrativo da sua loja, assim como você já faz hoje, garantindo que o controle de vendas e de estoque do seu aplicativo e do seu site estejam sincronizados!

 

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