Como começar no mercado mobile

5 de Novembro de 2021

O mercado mobile atrai um número cada vez maior de e-commerces. E essa tendência não acontece por acaso: expectativas apontam que o setor chegará a movimentar cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até 2021.

Ou seja, é no mercado mobile que os empreendedores estão apostando para aumentar seus resultados de vendas. De fato, uma pesquisa realizada pela (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, aponta que 79% dos internautas fizeram alguma compra usando aplicativos de lojas entre julho de 2020 e julho de 2021.

Mas como dar seus primeiros passos no mercado mobile para começar a vender por meio de um app? Descubra ao longo deste artigo!

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Por que investir no mercado mobile?

Conforme já vimos, os números ajudam a ilustrar todo o potencial do mercado mobile. Na prática, ter um aplicativo móvel de comércio eletrônico para sua loja online trará a você os seguintes benefícios:

  • Maior fidelidade do cliente. As soluções móveis fortalecem a conexão entre as lojas online e os clientes. Os compradores online que usam seus smartphones para fazer compras preferem os aplicativos que suas lojas favoritas oferecem. Além disso, quando um aplicativo está na área de trabalho do cliente, é mais provável que ele retorne à sua loja.
  • Conversões aumentadas. A combinação de design intuitivo, fácil navegação e usabilidade traz muitas conversões. Os aplicativos móveis estão convertendo significativamente mais usuários do que os sites e suas versões móveis.
  • Alta velocidade de carregamento. Uma das áreas problemáticas dos sites é a velocidade de carregamento. Muitas vezes, os usuários saem de um site sem esperar que a página carregue. Isso pode ser causado pela velocidade do próprio site e pela lentidão da conexão com a internet. Um aplicativo móvel também obtém informações do servidor, mas carrega muito menos dados. Os dados são parcialmente armazenados no dispositivo e não requerem download constante. Consequentemente, os aplicativos de e-commerce demoram menos para mostrar ao usuário as informações que ele deseja.
  • Atender às expectativas dos clientes. Ao procurar um produto ou tomar uma decisão de compra, os clientes em potencial esperam ver uma navegação fácil e acesso rápido ao produto de que precisam. Nesse caso, os aplicativos móveis são uma excelente ferramenta de vendas. Os usuários podem encontrar rapidamente o produto sem se distrair ou se confundir com a navegação.

Como começar no mercado mobile?

1. Defina os objetivos do aplicativo de vendas

O primeiro passo para entrar no mercado mobile é compreender os conceitos básicos de estratégia. Como você planeja entrar no mercado de vendas por app? Quem são seus clientes e concorrentes? Quais são os seus diferenciais?

A partir desses questionamentos, você pode dar os primeiros passos para criar seu negócio mobile – partindo da definição do nome, criação da marca e construção de uma estratégia consistente para fechar suas primeiras vendas.

2. Entenda seu público e concorrência

Depois de ter uma ideia clara sobre os requisitos e objetivos específicos do seu aplicativo, você precisa fazer pesquisas de público e de mercado. Conhecer o público-alvo ajudará você a lidar melhor com as preocupações e preferências do usuário e a obter uma melhor conversão de negócios.

Para a pesquisa de público, alguns dos principais aspectos que você precisa consultar incluem o seguinte.

  • A faixa etária média dos usuários-alvo.
  • O gênero específico com probabilidade de preferir seu aplicativo.
  • Os principais recursos e ofertas de aplicativos estão impulsionando seus interesses.
  • Os aplicativos concorrentes que eles já usam.
  • Quais são as deficiências e pontos problemáticos que permanecem sem solução pelos aplicativos concorrentes?
  • Como eles sabem sobre seu aplicativo?

Por meio dessas respostas e descobertas, você pode ter uma ideia clara sobre seu público e os aplicativos concorrentes com os quais deve competir.

3. Foque nos recursos da sua loja online

O próximo passo é construir a sua loja online – e garantir que ela tenha todos os recursos que você precisa para proporcionar uma boa experiência ao consumidor e gerenciá-la. Para isso, você pode explorar plataformas online completas – como Tray e Nuvemshop.

A partir disso, você pode focar nos recursos básicos que não podem faltar na sua loja online:

  • Registro: permite que os usuários se registrem com rapidez e sem esforço, fornecendo o mínimo de informações. Além disso, permite que os usuários façam check-out como convidados e usem o login social para um registro mais rápido.
  • Check-out simples: oferece um processo de checkout simples envolvendo apenas algumas etapas e ações para concluir a compra.
  • Opções de pagamento fáceis: para ajudar na conversão de negócios mais direta e uma experiência de compra satisfatória, ofereça aos usuários várias opções de pagamento diferentes.
  • Compartilhamento social: permita que seus clientes usem recursos de compartilhamento social para promover seus produtos e serviços por meio de suas pegadas nas mídias sociais.
  • Avaliações: permita que seus clientes avaliem seus produtos e serviços e deem avaliações sobre diferentes aspectos.
  • Lista de desejos: permite que os usuários criem sua lista de desejos com curadoria de itens para compras e considerações futuras. Forneça um botão “Adicionar à lista de desejos” ao lado do botão “comprar”.

4. Construa o app da sua marca

Por fim, chegou o momento de criar o aplicativo da sua loja! É neste momento que você vai transformar sua loja virtual em um app que pode ser baixado pelos usuários em seus smartphones – facilitando a experiência de compra e permitindo que você envie notificações push.

Neste momento, a Mobilizei é sua grande aliada. Essa ferramenta permite que você transforme sua loja em um aplicativo com versões para celulares Android e iOS.

  • Configuração rápida e simples. A Mobilizei permite que você configure o seu próprio aplicativo de maneira rápida e simples, de acordo com a identidade visual do seu negócio.
  • Integrado com a sua loja. Compatível com todas as plataformas de e-commerce, a Mobilizei garante que os produtos cadastrados na sua loja estejam disponíveis imediatamente no seu app.
  • Notificações push ilimitadas. Tenha um canal de contato direto com seus clientes – enviando ofertas diretamente em seus celulares.

 

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