App marketing: como levar mais clientes do site para o aplicativo
27 de Fevereiro de 2024
Ter um aplicativo é uma ótima maneira de se destacar no mercado e reter mais clientes. Por isso, empresas de todos os segmentos passaram a investir em aplicativos para seus negócios. O app marketing, por sua vez, tem contribuído para garantir a efetividade desse investimento.
Entretanto, não basta apenas disponibilizar o aplicativo, não é mesmo? Acontece que esse novo cenário do comércio eletrônico se deu pela mudança do comportamento do consumidor. E, atualmente, as escolhas são pautadas em melhores experiências e na conveniência no momento da compra.
Isso quer dizer que não basta criar um aplicativo de vendas, é preciso implementar uma série de estratégias para estimular o uso desse aplicativo e engajar os consumidores. Esta é justamente a missão do app marketing.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre essa estratégia e apresentar algumas dicas valiosas para ajudar os empreendedores a levar mais clientes do site para o aplicativo do seu negócio. Boa leitura!
O que é App Marketing?
App marketing é uma estratégia que reúne uma série de ações para atrair o consumidor, promovendo a divulgação do aplicativo e incentivando o seu uso. De modo geral, são atividades de marketing que tem como função potencializar os ganhos através do aplicativo.
Assim como o marketing digital tradicional, o app marketing envolve o uso de diversas técnicas. Elas servem para aumentar o número de instalações, de vendas e a taxa de retenção, por exemplo.
Um bom aplicativo pode transformar a jornada de compra do cliente no e-commerce e enriquecer a experiência do usuário muito melhor. Dessa forma, a compra torna-se conveniente, personalizada e envolvente aos consumidores.
Além disso, o app marketing também é feito para garantir que os usuários não se esqueçam da empresa, a ideia é que seja um canal de interação permanente. Tudo isso resulta em maior fidelidade do cliente e no aumento das vendas.
Dessa forma, investir em um aplicativo e na estratégia do app marketing pode ser a melhor decisão ao gerenciar um negócio. Principalmente para empreendedores que já possuem um e-commerce e estão buscando melhorar a gestão da empresa e otimizar a presença digital.
Dicas para levar clientes do site para o aplicativo
Como sabemos, o comércio eletrônico se mantém em alta e as expectativas continuam muito positivas para este ramo. Alguns empreendedores, inclusive, já conseguem enfrentar desafios comuns resolvidos pelo e-commerce em seus sites.
O impacto de investir em app marketing é significativo e pode transformar uma empresa. Porém, é preciso pensar estrategicamente para aumentar a notoriedade digital e ter a certeza de que os clientes estão aderindo ao aplicativo que foi proposto.
Por isso, aqui vão algumas dicas valiosas de app marketing para acelerar o processo e levar clientes do site para o aplicativo mais rapidamente:
Ofereça incentivos exclusivos
É muito importante conhecer o consumidor e entender como ele opera em suas negociações. Mas, de modo geral, sabemos que uma das maneiras mais eficazes de conseguir algo é dando outra coisa em troca. Para baixar o aplicativo não seria diferente.
O app marketing propõe oferecer incentivos exclusivos, como descontos especiais, promoções limitadas, acesso antecipado a vendas e até mesmo programas de fidelidade. Se o consumidor já estava interessado em seus produtos no seu site, as chances de finalizar a compra no aplicativo são maiores ao disponibilizar benefícios como esses.
É válido lembrar que para que isso tenha o resultado esperado, é necessário destacar esses benefícios em seu site e em suas comunicações de marketing para incentivar os usuários a fazer o download do aplicativo.
Otimize a experiência do usuário
Como dito anteriormente, o comportamento dos consumidores mudou e eles estão mais exigentes e seletivos. Assim como no site, no aplicativo o cliente deve seguir vivenciando uma boa experiência.
Um aplicativo bem projetado e simples de usar aumentará a satisfação do cliente e incentivará a utilização contínua. Interface intuitiva, navegação fácil e funcionalidades úteis são requisitos básicos de funcionamento que devem estar alinhados.
Soluções de automação e da inteligência artificial no e-commerce já possuem recursos que otimizam tempo e dão acesso a dados específicos que permitem conhecer o cliente. Conhecendo melhor o público, torna-se muito mais fácil oferecer aquilo que ele deseja.
Promova o aplicativo em seu site
Aplicativos para lojas vem crescendo, mas ainda precisam percorrer de um longo trajeto até se tornarem corriqueiros, assim como um perfil comercial em redes sociais. E, para que isso aconteça, os empreendedores devem garantir sua disseminação.
Uma ótima alternativa é divulgar o aplicativo em plataformas digitais em que a loja já esteja consolidada. Redes sociais e site da empresa, por exemplo, devem conter chamadas que direcionam ao aplicativo.
Permitir que os clientes acessem facilmente suas contas, visualizem seus carrinhos de compras e recebam notificações é um ótimo modo de levar os clientes do site para o aplicativo. Ou seja, integrar o aplicativo com o site de e-commerce para oferecer uma experiência de compra contínua e consistente.
O app marketing encontra essas soluções de divulgação e contribui para diversos outros pontos que são essenciais para a sustentabilidade de um empreendimento.
Utilize campanhas de remarketing
Essa estratégia de app marketing é direcionada aos visitantes do site que, mesmo depois de um tempo conhecendo o aplicativo, ainda assim não fizeram o download. Para as campanhas de remarketing são usados diversos anúncios em mídias sociais, e-mails e outras plataformas para lembrar os usuários da disponibilidade do aplicativo e dos benefícios que ele oferece.
Além disso, apresentar o feedback de outros consumidores sobre determinado produto ou serviço é uma maneira muito eficaz de convencer aquele cliente do e-commerce que está em dúvida se utiliza ou não os serviços do aplicativo.
Para isso, solicite avaliações e feedbacks de outros usuários do aplicativo. Aproveite e escute o que o consumidor acha do seu aplicativo. Dessa forma, é possível investir nos pontos positivos e melhorar os pontos negativos.
Invista na sua estratégia de app marketing!
O app marketing desempenha um papel fundamental na promoção e no sucesso de um aplicativo móvel. Para os empreendedores que desejam levar mais clientes do site para o aplicativo, é essencial estar atento a estratégias que incentivem o download do aplicativo e busquem engajar o cliente.
Ao pensar estrategicamente e agir com propósito, os empreendedores conseguem ser muito mais assertivos em suas decisões. Com a abordagem certa e um foco contínuo na satisfação do cliente, os aplicativos podem se tornar uma ferramenta poderosa para impulsionar o sucesso do negócio e melhorar a gestão da empresa.
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