Vendas parceladas com Pix?

4 de Março de 2022

Uma ótima novidade deve chegar para os varejistas em breve: a opção de parcelamento com Pix. Com isso, os e-commerces podem oferecer uma nova alternativa muito atrativa para os seus clientes.

Em pouco tempo, o Pix se tornou uma grande febre no Brasil. E isso tem possibilitado mais vendas para as empresas. Um ótimo exemplo disso é a OLX. Atualmente, é possível vender produtos pessoalmente e pagar na hora via Pix – diminuindo as chances de golpes nas vendas online.

Quer saber mais sobre a possibilidade das vendas parceladas com Pix? Confira logo a seguir!

vendas_parceladas_com_pix

Uso de Pix no Brasil

O Pix é um grande sucesso entre os meios de pagamento usados por e-commerces. De acordo com dados levantados pela Gmattos, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, a aceitação do Pix nas maiores lojas online do Brasil cresceu 281%.

Além disso, 64,4% das empresas analisadas já inclui o Pix entre as formas de pagamento. A partir desses dados, atualmente o Pix só fica atrás do cartão de crédito (98,3% de aceitação) e do boleto bancário (74,6% de aceitação).

Segundo o portal e-Commerce Brasil, o Pix traz uma economia de até 80% em taxas para os lojistas em comparação às tarifas cobradas pelos outros meios. Justamente por isso o Pix vem tomando o lugar do cartão de débito – que teve sua aceitação passando de 37,3% para 30,5% em um ano.

Parcelamento do Pix como opção de pagamento

Acabamos de ver como o Pix está se tornando cada vez mais popular entre os e-commerces. E esse crescimento deve ser ainda maior com o futuro lançamento da opção de parcelamento.

Com isso, podemos esperar que o Pix ultrapasse o boleto como segundo meio de pagamento mais aceito no país – ficando atrás somente do cartão de crédito, que permite compras mesmo quando os usuários não têm dinheiro disponível no momento.

Benefícios do Pix para e-commerces

O Pix é um meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil. O seu lançamento foi no final de 2020, e em pouco tempo já caiu nas graças da população e é amplamente usado por pessoas físicas e empresas.

Veja os principais benefícios do uso de Pix pelos e-commerces:

1. Pagamento Instantâneo

Os pagamentos por Pix são muito mais rápidos do que os métodos tradicionais de pagamento, como dinheiro ou cartão de crédito. No caso de pagamentos online, você não tem nenhuma restrição de tempo ou local. Você pode fazer pagamentos facilmente a qualquer momento de qualquer lugar do mundo.

O sistema de pagamento instantâneo eliminou a necessidade de ir aos bancos para fazer pagamentos. Agora seus clientes não precisam mais perder tempo nas longas filas para pagar um boleto ou fazer uma transferência. Eles podem pagar facilmente com poucos cliques.

2. Maior segurança de pagamento

Toda a facilidade proporcionada pelo Pix também traz mais segurança para todas as partes envolvidas: e-commerce e cliente. Dessa forma, os consumidores se sentem mais protegidos para comprar em sua loja online.

3. Melhor conveniência do cliente

Os pagamentos por Pix podem ajudá-lo a fornecer uma experiência de pagamento conveniente aos seus clientes. Ele permite que seu cliente compre com o máximo de agilidade e praticidade. Em vez de enviar lembretes constantes para pagamento aos seus clientes, você pode coletar dinheiro automaticamente.

4. Economiza custos de processamento

Se você deseja fornecer serviços de pagamento aos seus clientes, primeiro precisa se conectar a um processador de cartão. O processador fornecerá um gateway de pagamento para processamento e, em troca, cobrará um custo fixo de você.

Por outro lado, se você estiver usando o Pix como meio de pagamento, não precisará incorrer em taxas para garantir o recebimento do seu dinheiro.

5. Jornada do cliente otimizada

Os pagamentos por Pix permitem que os compradores façam compras em qualquer mercado global que desejarem e na hora do dia que preferirem. A conveniência na conclusão de uma transação é o principal motivo pelo qual os usuários compram online e, como comerciante, você deve atender a essa preferência.

Sem uma alternativa de pagamento online que seja usada pelo usuário, ele pode acabar desistindo de fechar uma compra. E pior: pode procurar por um concorrente que ofereça o pagamento por Pix.

6. Mais atraente para compradores por impulso

Enquanto estamos no assunto de aumentos de vendas, considere todos os compradores por impulso para os quais sua loja se torna atraente ao oferecer a possibilidade do pagamento por Pix. Dependendo da categoria de produto em que você está vendendo, alguns produtos e mercadorias conseguem convencer os usuários na hora. Seria uma pena não facilitar o pagamento, não é?

7. Possibilidade de ações promocionais

Vimos anteriormente um estudo conduzido pela Gmattos que mostra toda a popularidade do Pix entre os lojistas, certo? Esse estudo estudou 59 lojas participantes (que juntas representam 85% do setor de comércio eletrônico do país) – incluindo gigantes como Americanas, Magalu, Amazon, Carrefour, Mercado Livre, iFood, Renner, Netshoes, Uber, Sephora e Submarino.

Além do salto em aceitação do Pix, a pesquisa identificou uma outra tendência: os e-commerces têm oferecido promoções para quem efetua pagamentos via Pix. Ou seja, essa é uma outra possibilidade que você pode explorar para atrair os consumidores.

Fique de olho nas novidades!

As vendas parceladas com Pix prometem trazer uma nova alternativa muito atrativa para os consumidores. Os e-commerces, por sua vez, podem aproveitar essa possibilidade para incentivar mais vendas e atrair novos clientes.

Ficar de olho nas tendências e novidades como essa é fundamental para qualquer loja virtual que busca sucesso em longo prazo. Em um mundo bastante acelerado, estar um passo à frente é um grande diferencial competitivo.

 

Como você vê a possibilidade das vendas parceladas com Pix? O seu e-commerce já utiliza esse meio de pagamento? Não deixe de aproveitar esta nova possibilidade!