Sinais que sua loja virtual precisa de um aplicativo
12 de Agosto de 2021
Será que sua loja se beneficiaria de um aplicativo para celular? Com a evolução da tecnologia e dos hábitos de consumo, chega um momento em que apenas o website já não é mais o suficiente – especialmente para as empresas que estão focadas no crescimento.
O aumento da popularidade dos dispositivos móveis mostrou para as empresas que elas precisam tornar a experiência do usuário mais simples e prática. Para ter uma estratégia mobile eficaz, as marcas precisam interagir com seus clientes de qualquer lugar, a qualquer hora.
Quando as lojas online começaram a surgir, o público ficou encantado com a praticidade. Em vez de ir até uma loja física, tornou-se possível comprar sem sair de casa. Com a evolução para o mobile a lógica segue semelhante: em vez de ter que sentar-se em frente ao computador, agora os consumidores podem comprar usando seus smartphones – estejam eles na sala de espera do médico, em uma viagem ou em um bar com os amigos.
Neste contexto, é importante ficar atento aos sinais que seu negócio precisa de um aplicativo para sua loja. Confira quais são esses sinais ao longo deste artigo!
8 sinais de que seu e-commerce precisa de um aplicativo para loja
1.Você está obtendo muito tráfego móvel para seu site
Esse é um sinal bastante óbvio, certo? Se você está recebendo muito tráfego de pessoas usando dispositivos móveis em seu site, é um sinal de que seu público gosta de usar esses aparelhos para fazer suas compras.
No fim das contas, você deve identificar quando e onde seus usuários estão interagindo com sua marca. Muito tráfego móvel em seu site significa que os clientes desejam se envolver com sua marca em seus dispositivos móveis, então você precisa ajudá-los e oferecer-lhes uma experiência personalizada – e um aplicativo para loja é a melhor forma de colocar isso em prática.
2. Você tem um público jovem
Segundo um relatório da comScore, as pessoas que se enquadram na faixa etária de 18 a 24 anos usam mais aplicativos móveis do que qualquer outro grupo. As pessoas de 25 a 34 anos também possuem uma taxa elevada de acessos e estão logo atrás deles.
Outro estudo descobriu que quase 50% dos millennials baixaram aplicativos de compras em seus telefones e mais de 27% usam aplicativos de lojas de varejo para aproveitar ofertas e descontos exclusivos. Essas estatísticas provam que os jovens estão procurando experiências móveis.
Se uma parte considerável do seu público possui menos de 35 anos, investir em um aplicativo para loja pode ser uma ótima maneira de atrair esses consumidores e diferenciar-se dos concorrentes.
3. Você pode gerar mais valor além do seu site
A primeira etapa em qualquer estratégia para dispositivos móveis é entender o que seus clientes desejam de sua marca. Você pode agregar ainda mais valor a eles por meio de um aplicativo para loja? Como um app pode resolver um ponto problemático para eles? Quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor poderá lidar com seus problemas.
4. Seus concorrentes têm um aplicativo móvel
Se os seus concorrentes já têm um aplicativo móvel, você precisa correr atrás do prejuízo. Afinal, eles podem estar alcançando uma fatia do mercado que você está deixando de lado por não ter um aplicativo para loja.
Além disso, os concorrentes podem servir de inspiração para que você invista no seu próprio app. O que seus concorrentes estão fazendo bem? Onde eles podem melhorar? O seu objetivo deve ser sempre oferecer aos seus usuários uma experiência única que agrega mais valor.
5. Queda de leads e vendas
Você está testemunhando uma queda tremenda nos leads e nas vendas? Sua empresa está com faturamento e lucratividade abaixo do esperado? Então, é hora de obter um aplicativo móvel para a sua loja.
Essa pode ser a novidade que você precisa para atrair novos clientes e trazer de volta os consumidores que já conhecem a sua marca. Afinal, um aplicativo para loja garantirá que cada cliente seja atendido em tempo real e tenha uma experiência ainda mais satisfatória de compra.
6. Alto número de carrinhos abandonados
Os carrinhos abandonados são um problema comum para muitas lojas virtuais. Estamos falando sobre os usuários que colocam itens em seus carrinhos de compra mas não finalizam a operação – chegando muito perto de finalizar um negócio.
São muitos os motivos que podem levar um usuário a abandonar a compra – e um desses motivos é a falta de praticidade para finalizar a operação. Com um aplicativo para loja, você garante a experiência mais simples e intuitiva possível. Os seus clientes podem fazer compras onde quer que estejam em poucos cliques.
7. Seus clientes estão pedindo um aplicativo
A melhor maneira de determinar se você precisa de um aplicativo para loja é ouvir seus clientes. Os consumidores hoje falam muito sobre o que esperam das empresas. Se você está curioso, pode fazer uma pesquisa nas redes sociais ou no seu site.
Pergunte se os usuários gostariam de um aplicativo móvel e, se a resposta for sim, faça um brainstorm de algumas ideias de recursos para o aplicativo. Dessa forma, você pode investir em um app que supre todas as necessidades do seu público.
8. Você quer experimentar novas ações de marketing
Você quer explorar novas ações de marketing para fugir do comum mas está sem ideias? Um aplicativo é uma forma de ampliar seu leque de opções.
Algumas das ideias de marketing incluem as notificações push e descontos exclusivos para os usuários que possuem o app instalado, enviados diretamente na tela do celular Android ou Apple do seu público.
Você identificou algum dos sinais de que seu negócio precisa de um aplicativo para loja? Já imaginou transformar sua loja virtual em um aplicativo de forma rápida e sem altos custos? Com a Mobilizei você pode colocar isso em prática. Visite nosso site e conheça nossos serviços!