Como escolher os produtos para a Black Friday?
4 de Novembro de 2022
Você já definiu os produtos para a Black Friday deste ano? Na busca por aumentar os resultados de vendas, muitos empresários focam somente nas ações de marketing. Porém, a definição dos produtos certos também é determinante.
Por melhores que sejam as estratégias de marketing traçadas, os resultados podem ficar abaixo do esperado se você tentar vender produtos que não interessam ao seu público. Por outro lado, um produto desejado praticamente se vende sozinho!
Mas como acertar na escolha dos produtos para a Black Friday? Confira as dicas que preparamos para você!
6 dicas para escolher produtos para a Black Friday
Quando falamos sobre escolher produtos para a Black Friday, é tudo sobre o cliente. O segredo está em identificar os desejos e necessidades de seus clientes. Se você conseguir colocar isso em prática, os bons resultados de vendas serão apenas uma consequência!
Veja só algumas dicas para escolher produtos para a Black Friday com base no seu cliente:
1. Explore ao máximo os dados coletados
O primeiro passo é analisar todos os dados que você coletou dos seus consumidores ao longo dos últimos meses. Você pode usar esses dados para identificar as necessidades e desejos dos clientes que são específicos das pessoas que já estão interagindo com sua empresa.
Alguns dos dados que você pode aproveitar são: produtos mais acessados, produtos mais comprados e produtos que geram mais engajamento nas redes sociais. Além disso, é possível realizar essa mesma análise para cada segmentação do seu público-alvo.
2. Fique de olho nos dados do mercado
Embora sejam um pouco genéricos, os dados do mercado são outra fonte a ser investigada ao tentar entender as expectativas do seu cliente.
Quais são os produtos mais comprados no Brasil no último ano? Quais produtos estão crescendo entre o público da faixa etária do seu cliente ideal? E quais são os segmentos que estão em baixa? Essas são informações que podem indicar as melhores direções para guiar suas ações na Black Friday.
Um bom exemplo disso são os dados levantados pelo site oficial da Black Friday, que mostram quais são os produtos mais procurados durante o evento:
De acordo com o site oficial da Black Friday Brasil, os produtos mais procurados durante o evento são os celulares/smartphones, seguidos dos eletrodomésticos e televisores/vídeos. Veja abaixo a tabela completa!
- 36,50% – Celular/Smartphone
- 36,30% – Eletrodomésticos
- 29,30% – Televisores/Vídeo
- 24,10% – Informática/Tablets
- 22,40% – Móveis/Decoração
- 22,20% – Moda/Vestuário
- 21,30% – Eletroportáteis
- 19,20% – Viagens
- 16,80% – Beleza
- 12,60% – Livros/Papelaria
3. Monitore os seus concorrentes
Outra ótima forma de escolher produtos para a Black Friday é monitorar a movimentação dos seus concorrentes. A partir disso, você pode identificar quais produtos estão ganhando mais ou menos destaque.
Essa análise permite que você encontre aqueles produtos que não podem faltar nas suas ações para que você não fique para trás. Por outro lado, também pode evidenciar algumas oportunidades que você pode explorar para se diferenciar dos concorrentes.
4. Filtre as tendências do momento
Na hora de chamar a atenção do consumidor, é tudo sobre timing. Se surgiu uma tendência de produto no TikTok uma semana antes da Black Friday, aproveitar o hype pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio.
Além disso, também é preciso considerar o contexto da data. Em 2022, a Black Friday acontecerá em meio à Copa do Mundo. Por isso, focar nesse evento também pode ser uma ótima ideia na hora de definir os produtos que ganharão destaque.
5. Explore produtos complementares
Você já conseguiu encontrar aqueles produtos de destaque que não podem ficar de fora da Black Friday? Agora é hora de pensar nos produtos complementares!
Imagine um e-commerce que vende artigos de tecnologia e games. Se um dos produtos destacados for um notebook gamer, pode ser uma boa ideia criar kits com acessórios como mouse, fone e mousepad.
Além de ajudar a atrair mais clientes, essa é uma estratégia para aliviar os estoques do seu negócio. Se existem produtos encalhados no estoque e com pouco apelo para os consumidores, você pode inseri-los em kits – em uma relação em que todos saem ganhando.
6. Ressalte seus diferenciais
Até agora vimos como você pode escolher os produtos para a Black Friday com base nos seus dados, concorrentes, mercado e tendências. Agora é hora de focar naquilo que realmente pode diferenciar você e destacá-lo na multidão.
Quais são os diferenciais da sua empresa? Talvez você trabalhe com uma marca exclusiva ou talvez você tenha capacidade de baixar seus preços abaixo dos concorrentes. Quaisquer que sejam esses diferenciais, é fundamental evidenciá-los no momento de escolher os produtos para a Black Friday.
Você gostou das dicas para escolher os produtos para a Black Friday? Como você está se preparando para essa data?