Oportunidades de promoções na Copa do Mundo
11 de Outubro de 2022
A Copa do Mundo de futebol é um evento que une os brasileiros de 4 em 4 anos. Na expectativa para ver a seleção em campo, muitos consumidores são impactados pelas promoções na Copa do Mundo – e a sua empresa pode aproveitar-se disso.
Quando os torcedores estão felizes depois de uma vitória ou roem as unhas durante uma partida difícil, não há nada melhor do que uma pequena terapia de compras. Não é por acaso que muitas marcas apostam em ações temáticas durante a Copa do Mundo e buscam se aproximar do público.
Mas como aproveitar as oportunidades de promoções na Copa do Mundo? Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira!
5 dicas de promoções na Copa do Mundo
1. Explore produtos temáticos
Para uma boa parte do público, a Copa do Mundo é sobre apoiar a seleção brasileira. Por isso, produtos com as cores do Brasil tendem a fazer um grande sucesso entre o público. E aqui vale de tudo: camisetas, copos, bandeiras, canecas, decoração, utensílios de cozinha, e muito mais!
Embora não seja surpresa o quão patriotas os fãs de futebol casuais podem ficar a cada quatro anos, pode surpreendê-lo ver exatamente o quanto eles querem mostrar isso durante a Copa do Mundo. Comece com um pequeno número de produtos e teste como as vendas vão. Se os números de vendas parecerem bons, você pode estudar expandir essa estratégia.
Existem muitas maneiras de aproveitar essa oportunidade, dependendo do setor de sua empresa. O McDonald's, por exemplo, tem seu próprio cardápio especial da Copa do Mundo – oferecendo diferentes tipos de hambúrgueres representando as nações da Copa do Mundo.
2. Trabalhe no design do seu site e aplicativo
Dar destaques para as suas promoções na Copa do Mundo pode fazer toda a diferença para atrair mais consumidores que acessam seu site ou aplicativo.
Ao adicionar um cabeçalho exclusivo e temporário ao seu site, você pode lembrar aos visitantes que você tem uma ótima mercadoria com tema da Copa do Mundo. Adicionar um cronômetro de contagem regressiva da Copa do Mundo ao cabeçalho pode adicionar um pouco de urgência à situação e pode ajudar a aumentar as conversões.
3. Faça ofertas
Você certamente não vai sortear ingressos para os jogos da Copa do Mundo que acontece no Catar. Mas existem várias outras possibilidades de ofertas que você pode explorar dentro da temática da Copa do Mundo.
Aqui é o momento de usar a sua criatividade. E o que não faltam são boas ideias:
- Descontos durante os jogos do Brasil
- Descontos conforme o número de gols marcados
- Bolão para acertar o placar dos jogos do Brasil
- Sorteio de produtos temáticos
- Entre muitas outras ideias
4. Use sua presença nas redes sociais
Para que suas promoções na Copa do Mundo sejam um sucesso, você precisa ser notado. E nada melhor para isso do que as redes sociais, não é?
A beleza das mídias sociais é que elas podem ser muito oportunas. As coisas acontecem em um instante no mundo dos esportes. Isso significa que as mídias sociais ficam enfervecidas momentos depois de acontecerem ao vivo.
Momentos históricos da Copa do Mundo podem se transformar em memes e oportunidades de vendas em questão de minutos. Para isso, basta ficar antenado nas redes sociais e aproveitar da grande criatividade dos brasileiros.
Além disso, você pode incorporar a Copa do Mundo no dia a dia da sua empresa e promover um verdadeiro envolvimento com seu público local nas mídias sociais. Considere, por exemplo, compartilhar vídeos ou fotos de seus funcionários vestindo os uniformes do Brasil e interaja constantemente com os seguidores durante toda a Copa do Mundo.
5. Fique atento ao timing
No mundo dinâmico em que vivemos, é tudo sobre o timing certo. O Brasil ganhou uma partida por 5 a 0? Você pode dar 5% de desconto por 24 horas. A seleção da Argentina perdeu de forma inesperada? Comemore lançando um cupom de desconto.
Esse tipo de ação possui um grande potencial de engajamento entre o público. Mais do que isso, pode beneficiar a percepção da sua marca entre o público, reforçando o sentimento de que estamos todos unidos na torcida pela seleção brasileira.
Para as empresas que possuem um aplicativo próprio, as notificações push são perfeitas. Elas permitem o envio de mensagens curtas em poucos minutos. Dessa forma, você garante que seus consumidores recebam a mensagem imediatamente – elevando drasticamente as chances de conversão!
E aí, já iniciou os preparativos para a Copa do Mundo?
Vimos, ao longo deste artigo, diversas ideias de promoções na Copa do Mundo. É importante lembrar que não existe uma abordagem única, pois cada empresa possui suas particularidades. Mas com uma boa dose de criatividade, sua marca deve alcançar ótimos resultados.
Quanto antes iniciarem os preparativos, maiores as chances de sucesso. Então, junte-se à sua equipe, crie um plano de marketing e divirta-se executando!
Você gostou das inspirações de promoções na Copa do Mundo? Como a sua empresa está explorando esse evento? Não deixe de aproveitar esta oportunidade para aumentar suas vendas!