Mobile commerce em 2023: o que esperar?

19 de Dezembro de 2022

Tudo indica que teremos mais um ano de crescimento do mobile commerce em 2023. Com uma adesão cada vez maior dos consumidores, as vendas feitas em dispositivos móveis continuam alcançando ótimos resultados ano após ano.

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Mobile commerce em 2023: o que esperar??

A tendência de crescimento do mobile commerce em 2023

Para as empresas que fazem vendas por meio de dispositivos móveis ou já planejam apostar nessa estratégia, o cenário para 2023 é de muito otimismo. A principal razão para isso? O comércio móvel está rapidamente se tornando o canal de compras preferido dos consumidores.

Em 2021, as vendas de m-commerce no varejo atingiram US$ 359,32 bilhões – um aumento de 15,2% em relação a 2020. Até 2025, as vendas de m-commerce no varejo devem mais que dobrar, atingindo US$ 728,28 bilhões e representando 44,2% das vendas de comércio eletrônico no varejo no Estados Unidos.

Impulsionando essa tendência do mobile commerce, a Statista estima que 292 milhões de pessoas tenham seus próprios dispositivos móveis até 2024. E prevê-se que cerca de 187,5 milhões delas farão compras por meio de seus smartphones.

A Insider Intelligence estima que 8% de todas as transações de varejo ocorrerão por meio de um dispositivo móvel em 2023. E ainda prevê que isso exceda 10% até 2025.

O lançamento de novas tecnologias de telefonia – incluindo 5G – está acelerando a mudança para o comércio móvel. Isso, além do fato de que a sociedade é obcecada por dispositivos móveis e mais dependente de dispositivos digitais do que nunca. Aqui está a prova:

  • Uma pessoa toca, em média, em seu celular uma vez a cada 10 minutos todos os dias (Asurion).
  • 1 em cada 5 pessoas prefere ficar sem sapatos por uma semana do que fazer uma pausa no telefone (Techjury).
  • Um estudo aponta que as pessoas relatam sintomas de abstinência – incluindo aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca – quando separadas de seus telefones celulares.

Principais tendências do mobile commerce em 2023

Não há dúvida: seus clientes em potencial já estão usando o dispositivo móvel para pesquisar produtos online. Se você não tiver uma estratégia de comércio móvel, corre o risco de perder receita para um concorrente.

Mas como aproveitar o cenário do mobile commerce em 2023? O primeiro passo é reconhecer quais são as tendências que influenciam esse setor. Veja só:

1. Design ultra-responsivo de sites mobile

Apesar do aumento da popularidade das compras móveis, os clientes ainda enfrentam barreiras frustrantes. Uma pesquisa da Dynamic Yield descobriu que 67% dos usuários disseram que “páginas e links muito pequenos para clicar” eram um impedimento para compras móveis.

Outros 36% dos usuários citaram a “dificuldade em encontrar o que procuram” como um obstáculo para fazer compras em seus celulares.

Além disso, com 61% dos resultados de pesquisa do Google provenientes de um dispositivo móvel, os mecanismos de pesquisa estão penalizando os sites que não oferecem experiências de compra em dispositivos móveis perfeitas.

2. Pedido com um clique

Se apenas uma pequena porcentagem de suas vendas online for proveniente de usuários móveis, talvez seja necessário refinar seu processo de finalização da compra.

Cerca de 17% das pessoas abandonarão o carrinho online se o processo de checkout parecer muito longo ou complicado. Ter que reinserir detalhes básicos como números de cartão de crédito (30%) e detalhes de envio (25%) é o que faz com que os compradores móveis se dirijam ao botão de saída.

Em 2023, as marcas de varejo que desejam incentivar mais compradores móveis a concluir suas compras precisam priorizar o checkout rápido e fácil com um toque. Os compradores devem ser capazes de clicar no botão “Comprar” sem precisar preencher campos de formulários intermináveis.

3. Chatbots móveis

Os e-mails são uma forma testada e comprovada de incentivar os clientes, por meio de lembretes e ofertas especiais, a comprar os itens que deixaram no carrinho de compras. Mas os chatbots estão ganhando terreno rapidamente nessa área.

Marcas de comércio eletrônico que se inclinam para chatbots estão seguindo as preferências de seus clientes. Os dados mostram que 80% dos consumidores já conversaram com um chatbot. Mais da metade diz que o chatbot os ajudou fora do horário padrão de atendimento ao cliente. Os clientes os consideram tão úteis que, até 2027, a receita global do chatbot ultrapassará US$ 454 milhões.

4. Melhores integrações omnichannel

O mobile commerce está no centro de uma estratégia de varejo omnichannel, especialmente uma que abrange online e offline.

Dados da Statista mostram que as pessoas confiam em seus telefones celulares para fazer compras na loja. Metade das pessoas usa seu dispositivo móvel para pesquisar um produto; outros 27% compraram um produto de seu dispositivo móvel enquanto visitavam uma loja física.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é implementando as compras online com retirada na loja. Além disso, também é possível implementar estratégias que unem diversos canais – como folders com QR code, cupons de desconto somente no aplicativo ou anúncios segmentados por região.

5. Aplicativos móveis de varejo

Uma melhor experiência do usuário é um grande atrativo para os compradores móveis. Mas, em vez de usar sites de comércio eletrônico em seus navegadores móveis, os compradores estão optando por usar aplicativos. Na verdade, 85% dos consumidores preferem aplicativos a sites móveis. Além disso, 69,4% dos internautas relatam usar aplicativos de compras em celulares e/ou tablets.

O uso de aplicativos móveis de varejo também está aumentando consistentemente – de 2017 a 2021, as sessões de aplicativos de comércio eletrônico aumentaram 92%.

Ao contrário dos sites de comércio eletrônico que às vezes são otimizados para dispositivos móveis, os aplicativos de varejo são criados especificamente para telas de smartphones. Isso geralmente torna mais fácil para os compradores navegarem e encontrarem o que procuram.

 

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