Marketing de influência: o que é e como explorar?

6 de Fevereiro de 2023

Nesta era digital, as empresas de comércio eletrônico têm muitas formas de fazer com que os seus produtos sejam notados pelo público. Desde trabalhar a otimização para mecanismo de pesquisa (SEO) até criar anúncios pagos nas redes sociais, são vários os canais para usar. E uma das alternativas que vem ganhando destaque é o marketing de influência.

É incontestável que as mídias sociais atraem a atenção de uma grande parte dos potenciais clientes. Não é por acaso que pesquisas apontam que aproximadamente 71% dos adultos com acesso à internet usam mídias sociais. Por isso, as lojas virtuais podem aproveitar várias plataformas para atrair seguidores, aumentar a exposição da marca e melhorar as vendas.

Entretanto, um conteúdo atrativo e envolvente faz toda a diferença para o sucesso nos canais digitais. É neste momento que o marketing de influência ganha destaque. Trata-se da associação da sua marca com pessoas e/ou empresas influentes no seu nicho de atuação que podem dar ainda mais destaque para o seu negócio na internet.

Quer entender melhor o que é o marketing de influência e como explorar essa estratégia? Confira logo a seguir!

Marketing de influência: o que é e como explorar?

O que é marketing de influência?

Marketing de Influência é uma estratégia de marketing na qual empresas ou marcas trabalham com influenciadores digitais para promover seus produtos ou serviços. Esses influenciadores podem ser personalidades nas mídias sociais, blogs, vlogs, etc. que têm uma grande base de seguidores e são capazes de influenciar a opinião e comportamento de compra de sua audiência.

Para uma loja de roupas, pode ser uma boa ideia uma parceria com uma youtuber que dá dicas de moda. Já um e-commerce de artigos de informática pode se associar com um jogador profissional de jogos online para ganhar visibilidade.

O marketing de influência é uma excelente abordagem para envolver seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da marca entre pessoas que compartilham os mesmos interesses. E a boa notícia é que é possível encontrar influenciadores dos mais diversos nichos e com uma audiência de tamanho variado – desde tiktokers com fama local até grandes artistas de renome nacional.

Benefícios de explorar o marketing de influência no seu negócio de comércio eletrônico

Melhora o conhecimento e o alcance da marca

A maioria dos influenciadores possui muitos seguidores – seja um microinfluenciador com 10 mil seguidores ou uma celebridade com milhões de usuários acompanhando suas publicações. Ao colaborar com pessoas influentes na sua área de atuação, você tem a chance de alcançar muitos clientes em potencial.

Estabelece credibilidade e confiança

As campanhas da sua marca podem ser facilmente integradas ao estilo e à personalidade dos influenciadores. Como eles criaram uma identidade online e uma conexão genuína com seu público, as menções aos seus produtos ou sua marca são aceitas com naturalidade.

Muitos consideram os anúncios comerciais e os anúncios online perturbadores. Ao colaborar com um influenciador, você compartilha a história da sua marca de comércio eletrônico conforme ele o conecta com o público.

Economiza custo e tempo

Em contraste com o preço crescente dos anúncios patrocinados, o custo de trabalhar com um influenciador é mais flexível. O valor é determinado principalmente pelo tamanho de seus seguidores e sua especialização.

Estudos apontam que 41% dos profissionais de marketing obtiveram uma economia de custos com o marketing de influência. Em vez de desenvolver conteúdos internamente e pagar para que tenham um bom alcance, é possível deixar isso nas mãos dos influenciadores.

Em termos de eficiência de tempo, seu negócio também pode reutilizar o conteúdo criado por influenciadores em suas ações de marketing – economizando o uso de outros recursos a longo prazo.

Impulsiona as decisões de compra

Se sua empresa deseja aumentar as vendas, o marketing de influência pode ajudá-lo a fazer exatamente isso. Com os consumidores recorrendo a influenciadores para obter recomendações de produtos ou serviços, você pode ter certeza de ampliar o nome da sua marca para um escopo mais amplo por meio dessas parcerias.

À medida que as plataformas sociais continuam a crescer em popularidade, também aumenta sua capacidade de atingir seu mercado-alvo e potencialmente atrair novos segmentos.

Oferece benefícios a longo prazo

O marketing de influência é uma estratégia de longo prazo. Você não deve esperar que uma única postagem resulte em um aumento significativo na receita da noite para o dia. Em vez de um empurrão único, ele se concentra no desenvolvimento de relacionamentos. Lembre-se de que conquistar a confiança do cliente leva tempo, mas com a ajuda dos seguidores já estabelecidos dos embaixadores da sua marca, você chegará lá.

Como explorar uma estratégia de marketing de influência?

A implementação de uma estratégia eficaz depende do seu público-alvo e dos influenciadores com os quais você fará parceria. Aqui estão algumas dicas que você deve considerar para explorar o marketing de influência:

1. Determine seu público

Toda estratégia de marketing começa com a identificação de seu público-alvo. Você precisa entender por quais motivos os clientes compram da sua marca. Isso servirá como um guia para criar uma estratégia certeira de marketing de influência.

2. Selecione os canais de marketing

A escolha correta dos canais de marketing faz toda a diferença para entregar a mensagem dos influenciadores para o seu público. Neste momento, é preciso reconhecer que algumas plataformas de mídia social podem ser mais úteis para o marketing de influência do que outras. Para empresas B2B, explorar o LinkedIn pode ser uma boa ideia. Por outro lado, uma empresa B2C provavelmente pode tirar mais valor de ações no Instagram ou YouTube.

3. Defina o orçamento da sua campanha

Seu orçamento é um ponto crítico, pois determina o alcance de toda a campanha. É isso que vai determinar os influenciadores com quem você vai trabalhar, o formato das ações e a extensão do envolvimento com a sua marca.

4. Procure influenciadores para fazer parceria

Com base no planejamento traçado e no orçamento definido, você está preparado para ir em busca de influenciadores para trabalhar com a sua marca.

Para selecionar os melhores perfis para ajudar sua empresa a alcançar resultados, pesquise cada candidato, analise suas distinções e compare os benefícios com os objetivos de sua empresa.

5. Lance a campanha

O papel de um influenciador gira principalmente em torno da criação de conteúdo. Para atingir seus objetivos, você deve explicar detalhadamente suas expectativas e metas de campanha. A melhor abordagem é elaborar um resumo de campanha contendo elementos-chave – como plataforma, perfil de produto ou serviço e pontos de mensagem.

Para conduzir sua estratégia de marketing de influência, aqui estão algumas ideias de campanha em que sua empresa pode trabalhar com um influenciador:

  • Incorporação dos produtos ou serviços no conteúdo do influenciador
  • Review de produtos ou serviços
  • Postagem de conteúdo criativo original
  • Envio de brindes
  • Atuação como embaixador da marca