Como aumentar a confiança do cliente no e-commerce?
24 de Agosto de 2022
Aumentar a confiança do cliente no e-commerce elimina barreiras para a primeira compra e aumenta as chances de fidelização. A grande questão é: como agir para mostrar que a sua empresa é confiável para os usuários?
Quando refletimos sobre os motivos que nos levam a confiar em uma marca, são muitos os aspectos que podem influenciar: ações de marketing, indicações, estrutura do site, qualidade dos produtos, segurança da página, entre muitos outros. Ou seja, trata-se de um conjunto de pontos que devem estar em sintonia.
Neste artigo vamos abordar algumas dicas para aumentar a confiança do cliente no e-commerce. Confira!
8 dicas para aumentar a confiança do cliente no e-commerce
1. Tenha um site organizado e com aparência profissional
Vamos iniciar pelo básico: seu site deve parecer legítimo e profissional à primeira vista. Afinal, uma página que não causa uma boa primeira impressão inicial pode deixar potenciais clientes desconfiados.
Portando, certifique-se de que seu e-commerce seja otimizado para proporcionar uma boa experiência aos visitantes. Organize a navegação do site, opções de menu, categorias de produtos e tags com um esquema de cores e imagens consistentes – garantindo que os usuários saibam exatamente para onde estão indo quando clicarem em um link.
Quando os visitantes ficam confusos, é mais provável que fiquem frustrados e saiam da página. Resumindo, facilite ao máximo que seus visitantes encontrem o que estão procurando.
2. Demonstre preocupação com a segurança dos usuários
Uma outra forma de estimular a confiança do cliente no e-commerce é mostrar que você está preocupado com a segurança na navegação. Isso faz com que os usuários sintam-se protegidos para realizar uma compra.
A principal medida para colocar isso em prática é garantir que seu site tenha instalado o certificado SSL – que é um certificado digital que autentica a identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada. Isso significa que a conexão é segura e qualquer informação compartilhada no site é criptografada.
3. Forneça descrições detalhadas do produto
As descrições dos produtos podem melhorar a experiência do cliente – mas também podem afastar possíveis clientes. Na verdade, essas descrições são uma das coisas mais importantes que os clientes desejam em um site de comércio eletrônico. Um estudo do Product Information Report revelou que 87% dos consumidores provavelmente não comprariam novamente de um varejista que tivesse descrições de produtos imprecisas.
Suas descrições de produtos devem pintar uma imagem completa de cada item. Inclua todas as dimensões, material e informações de tamanho, instruções de cuidados, garantia ou informações de devolução e qualquer outra coisa que possa ser útil.
Não tenha medo de atualizar as descrições dos itens ao receber comentários e avaliações dos clientes. Mostrar que você ouve o feedback melhorando as descrições dos produtos e fornecendo perguntas frequentes detalhadas é outra excelente oportunidade para aumentar a confiança do cliente no e-commerce.
4. Apresente depoimentos e avaliações de clientes
A BrightLocal relata que 91% dos clientes de 18 a 34 anos tratam as avaliações online como recomendações pessoais. Essas avaliações incluem tudo, desde avaliações de produtos feitas no site até publicações feitas em suas redes sociais pessoais.
Os depoimentos e avaliações de clientes dão mais credibilidade ao seu site e ajudam os clientes a confiar em você, porque pessoas como eles dedicaram um tempo para falar sobre suas experiências com sua empresa.
5. Mostre as condições e garantias
Muitas empresas oferecem algum tipo de garantia – geralmente na forma de uma política de devolução. Para ganhar a confiança do cliente no e-commerce, mantenha sua promessa bem clara e visível. Deixe-os saber que há um determinado prazo para receber o dinheiro de volta se estiverem insatisfeitos com seus produtos ou outras condições benéficas oferecidas.
6. Tome cuidado com o conteúdo promocional
Todo mundo adora uma boa promoção, não é? Justamente por isso, grande parte dos e-commerces apostam em uma variedade de ofertas online – seja em redes sociais, pop-ups ou e-mails.
No entanto, tome cuidado com a agressividade dessas ações. Ofertas muito apelativas ou insistentes podem causar a desconfiança do público. Além disso, cuide para não interromper o processo natural de compra com pop-ups que atrapalham a navegação dos clientes.
7. Ofereça suporte por bate-papo
Os usuários que navegam pelo seu e-commerce podem ter uma pergunta que não foi respondida claramente em seu site. Um recurso de bate-papo pode fazer maravilhas para suas vendas. Com apenas alguns cliques, seus clientes podem fazer perguntas, obter respostas e começar a comprar sem precisar sair do seu site.
A Forrester Research relata que os compradores online preferem interações de autoatendimento para ajudá-los a economizar tempo enquanto compram. Por isso, um recurso de bate-papo é vital para aprimorar as experiências online dos clientes e ajudar a gerar receita.
8. Crie um aplicativo próprio para a sua marca
O simples fato de ter um aplicativo próprio para a sua marca já inspira confiança, não é? Mas esse canal de venda pode contribuir ainda mais para aumentar a confiança do cliente no e-commerce.
Ao criar um app, você pode garantir que a experiência de navegação e de compra seja ainda mais simples e intuitiva. Além disso, é possível criar ações segmentadas para o seu público – mostrando que você se preocupa com as necessidades particulares dos seus clientes.
Por fim, avaliações positivas do seu aplicativo nas lojas de aplicativos são outra forma de inspirar confiança do cliente no e-commerce. Afinal, em um ambiente tão competitivo, todas as contribuições são bem-vindas.
Você gostou das dicas para aumentar a confiança do cliente no e-commerce? Já pensou em criar um aplicativo para a sua loja? Descubra como a Mobilizei pode ajudá-lo a colocar isso em prática!