App para loja virtual: como criar o seu

30 de Maio de 2023

Você já se perguntou por que o aplicativo da sua loja não aparece entre os primeiros resultados nas buscas do Google Play e App Store? O segredo está na otimização das informações inseridas nessas plataformas – um processo chamado de App Store Optimization (ASO).

Fazer com que seu aplicativo seja notado é um dos maiores problemas enfrentados por desenvolvedores e empresas. Afinal, estamos falando de mais de 5 milhões de aplicativos móveis disponíveis nas principais lojas de aplicativos.

Para ajudá-lo a ser notado, vamos entender melhor o que é e como funciona o App Store Optimization (ASO). Confira logo a seguir!

App Store Optimization (ASO): como otimizar seu app no Google Play e App Store

O que é App Store Optimization (ASO)?

App Store Optimization (ASO) – ou otimização para loja de aplicativos – é o processo de melhorar a classificação de um aplicativo nos resultados de pesquisa das lojas de aplicativos.

Os aplicativos com classificações mais altas aparecem mais acima nos resultados de pesquisa da loja de aplicativos. Portanto, esses apps obtêm mais visibilidade e têm maior probabilidade de serem baixados pelos usuários.

Na prática, as técnicas de App Store Optimization contribuem para que seu aplicativo ganhe mais relevância entre os usuários – recebendo mais tráfego e conversões na sua loja virtual.

Por que a ASO é importante?

Uma das formas mais comuns de os clientes encontrarem aplicativos é… pesquisando na loja de aplicativos. Portanto, você deve ter uma classificação de pesquisa alta para garantir que seu aplicativo seja notado.

As técnicas de ASO ajudam você a maximizar o número de clientes em potencial que visualizam seu aplicativo. A lógica é bem simples: ao melhorar a classificação do seu aplicativo, você aumentará o sucesso do seu app.

Veja só os principais benefícios de investir em App Store Optimization:

  • Maior visibilidade do aplicativo. Com as técnicas de ASO, você pode otimizar o título, a descrição e as palavras-chave do aplicativo, facilitando a localização dos usuários.
  • Classificações de aplicativos mais altas. O uso dos serviços ASO ajuda a melhorar a classificação do aplicativo móvel na loja de aplicativos. Como resultado, torna-se mais visível para os usuários e atrai mais downloads.
  • Envolvimento aprimorado do usuário. O envolvimento do usuário é um dos fatores mais críticos para o sucesso de um aplicativo. Usando os serviços corretos de otimização, você pode melhorar os metadados para ajudar os usuários a entender o que o aplicativo faz e como ele pode beneficiá-los.
  • Aumento de downloads de aplicativos. O objetivo final da App Store Optimization é aumentar os downloads. Os serviços de ASO podem ajudar na identificação das melhores palavras-chave para atingir um público específico e otimizar a descrição e o título de seu aplicativo para torná-lo mais atraente para os usuários.
  • Melhor retorno sobre o investimento (ROI). Por fim, investir nas técnicas de ASO leva a um melhor retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, um aplicativo móvel otimizado alcança seus usuários mais rapidamente, funciona melhor e gera mais receita.

Checklist para App Store Optimization

Você pode seguir várias etapas para implementar a App Store Optimization e melhorar a classificação do seu aplicativo. As etapas a seguir permitirão que você tenha uma otimização bem-sucedida:

1. Entenda seu cliente

O primeiro passo para otimizar o seu app é entender melhor o seu cliente. É necessário entender quais são as suas necessidades e preferências para incentivá-los a baixar seu app. Além disso, é importante identificar quais são as palavras-chave que os clientes usam para pesquisar seu aplicativo e o que os motiva a baixá-lo.

2. Utilize as palavras-chave populares

Liste os termos que descrevem as funções do seu aplicativo e determine quais dessas palavras-chave os clientes usam mais para pesquisar seu aplicativo. Concentre-se em, pelo menos, três palavras-chave que deseja priorizar no nome e na descrição do aplicativo. Ao usar esses termos, você aumenta as chances de aparecer nas buscas que utilizam essas palavras.

3. Analise seus concorrentes

Observar aplicativos semelhantes com classificação alta nas pesquisas da loja de aplicativos fornece informações sobre quais termos e estratégias você precisa superar para aumentar a classificação do seu aplicativo.

Avalie as classificações e downloads dos concorrentes e compare-os com o desempenho do seu aplicativo. Entender como os concorrentes são bem-sucedidos o ajudará a determinar se você está no caminho certo e como precisa atuar para obter uma classificação mais alta.

4. Otimize o nome do aplicativo

O nome do aplicativo desempenha um papel crucial na classificação de um app no Google Play e App Store. Por isso, é uma boa estratégia usar palavras-chave populares no nome do aplicativo para aumentar a classificação e a visibilidade do aplicativo.

Se o nome da sua loja é “Nome Fictício” e você comercializa peças de vestuário, pode ser uma boa ideia complementar o nome do app com “Nome Fictício – venda de roupas” ou “Nome Fictício – loja online de roupas”.

5. Incremente o subtítulo e/ou descrição

Além de otimizar o título, você pode aplicar as palavras-chave de destaque no subtítulo ou na descrição do seu aplicativo para aumentar a sua classificação nos resultados de pesquisa.

6. Reúna avaliações de clientes

Os app bem ranqueados nas lojas de aplicativos têm avaliações mais positivas de seus aplicativos. Por isso, você pode pedir aos usuários do seu app que avaliem seu aplicativo para aumentar o número de avaliações e a visibilidade nos resultados de buscas.

7. Invista no conteúdo visual

O ícone de um aplicativo pode criar uma boa primeira impressão para fazer um cliente se interessar por seu aplicativo. Além disso, você também pode incorporar capturas de tela e vídeos na página do seu aplicativo para dar aos clientes uma prévia e exibir seus recursos.

8. Garanta a qualidade do aplicativo

É importante manter a qualidade do seu app para reter os usuários. Se seu aplicativo demorar muito para carregar, travar com frequência ou apresentar muitos bugs, os usuários deixarão de usá-lo.

É importante ter um aplicativo eficiente para ter uma alta classificação na loja de aplicativos e fidelizar clientes. Certifique-se de que seu aplicativo seja fácil de navegar, não demore muito para carregar, seja compatível com muitos dispositivos e tenha atualizações de versão com frequência.

Você gostou das dicas de App Store Optimization (ASO)? Quer criar um aplicativo eficiente para a sua loja virtual? Então conheça a Mobilizei!