Efetividade do ecommerce na pandemia e pós-pandemia

24 de Junho de 2021

As compras pela internet são uma rotina cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Essa já era uma tendência que vinha crescendo nos últimos anos, mas toda a efetividade do ecommerce na pandemia deixou ainda mais evidente que essa realidade veio para ficar.

Os consumidores podem comprar os mais diversos produtos sem sair de casa – desde alimentos no mercado até móveis para a casa. Com a acessibilidade dos dispositivos móveis, fazer uma compra nunca foi tão prático.

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Os números do ecommerce na pandemia

Com as recomendações de isolamento social, ocorreu um grande “boom” do ecommerce na pandemia. Segundo dados levantados pela pesquisa Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco, as vendas do ecommerce no Brasil cresceram 41% em 2020 – alcançando R$ 87,4 bilhões.

O principal fator que levou ao grande crescimento do ecommerce na pandemia foi o aumento na quantidade de pedidos. Em 2020 foram registrados 194 milhões de pedidos – representando uma alta de 30% em relação a 2019. Além disso, outro grande incentivo foi o frete grátis, que representou 43% de todas as compras de 2020.

Os celulares também desempenharam um papel decisivo nessa realidade. Do total de vendas dos ecommerces em 2020, 55,1% ocorreram por meio de celulares – representando uma alta de 79% em relação a 2019 e 176% sobre 2018. Foram 106,6 milhões de pedidos feitos por consumidores usando seus celulares.

Otimismo para as vendas pós-pandemia

Os empresários ficam empolgados com os números do ecommerce na pandemia. Mas será que podemos esperar que essa tendência continue pós-pandemia?

A verdade é que o consumidor brasileiro está cada vez mais ambientado com as compras pela internet. Trata-se de um processo que já vinha crescendo nos últimos anos, mas amadureceu completamente por conta da pandemia.

A possibilidade de adquirir produtos e serviços de forma ágil, confiável e eficiente certamente vai continuar atraindo os consumidores nos próximos anos. De acordo com projeções da consultoria Nielsen, as vendas online devem ter uma alta de 26% em 2021.

A explicação para isso está em toda a comodidade oferecida pelas lojas online. Trata-se de uma experiência satisfatória que combina com o dia a dia das pessoas. Justamente por conta disso, espera-se o ingresso de novos consumidores no mundo das compras online.

Como preparar-se para o ecommerce pós-pandemia?

Com todo esse clima de otimismo em torno do ecommerce na pandemia e pós-pandemia, como uma loja online pode se preparar para alcançar bons resultados de vendas? Aqui estão algumas dicas para colocar isso em prática:

1. Aprenda com as lições da pandemia

As empresas que conseguiram alcançar os melhores resultados durante a pandemia foram aquelas que foram capazes de suprir as necessidades do consumidor com eficiência. E isso passa por vários fatores importantes: disponibilidade dos produtos, agilidade, boa experiência de compra, suporte, preços atrativos, entre outros.

Uma boa análise sobre esses fatores valorizados pelos consumidores é um ótimo ponto para iniciar a preparação da sua empresa para o cenário pós-pandemia. Afinal, os gostos e hábitos do consumidor devem continuar evoluindo.

2. Construa sua presença digital

A internet é a casa de uma loja virtual, certo? Enquanto uma loja física pode atrair consumidores com uma fachada atrativa, produtos na vitrine ou panfletos espalhados pela cidade, um ecommerce precisa explorar outras estratégias para ser notado.

Já vimos como as oportunidades para os ecommerces devem continuar crescendo no cenário pós-pandemia. Mas é fundamental trabalhar para que a sua empresa seja a escolhida pelos consumidores para fazer suas compras.

Para se preparar, certifique-se de construir uma boa presença digital e que seus recursos de atendimento estejam prontos para serem ampliados. O objetivo deve ser criar uma experiência digital envolvente para seus clientes, em vez de uma colcha de retalhos de recursos digitais.

3. Ouça seus clientes

Não há melhor oportunidade para realmente ouvir seus clientes do que agora. Com todas as transformações causadas pela pandemia, você precisa reservar um tempo para falar com seus consumidores.

Se você tem um punhado de clientes leais, considere enviar a eles um e-mail personalizado. Por outro lado, se você deseja atrair novos clientes, considere fazer uma promoção ou incentivo específico para compras em sua loja online.

4. Concentre-se na estratégia de longo prazo e faça suas apostas pós-pandemia

Mesmo as grandes empresas do varejo estão apostando no aumento das suas vendas pela internet, transformando mais de sua frota de lojas em centros de atendimento. Trata-se de um momento de pular de cabeça na transformação digital e ficar antenado nas tendências que estão surgindo.

Seja qual for sua estratégia, certifique-se de você está alinhado com as percepções do consumidor e uma compreensão completa das tendências pós-pandemia conforme elas se desenvolvem. Era quase impossível formular uma estratégia de longo prazo em meio à pandemia – mas agora você tem a chance de se preparar para o sucesso com uma estratégia sólida de comércio eletrônico pós-pandemia.

5. Explore o poder dos dispositivos móveis

Já destacamos como os dispositivos móveis exerceram um papel fundamental para os resultados positivos do ecommerce na pandemia, certo? E não é preciso de muitas análises para concluir que os smartphones estão cada vez mais incorporados na rotina dos brasileiros.

Por conta disso, mais do que nunca expandir as vendas de uma loja virtual para o celular é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados. Com mais pessoas fazendo suas compras por meio de dispositivos móveis, sua loja também pode explorar toda essa praticidade e esse bom momento, fornecendo uma melhor experiência para seu público alvo.

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