Como aumentar a retenção de clientes com seu aplicativo

16 de Novembro de 2021

Fazer com que um novo usuário baixe o app da sua loja é uma grande vitória. Mas isso não significa que tudo está ganho. Depois disso, é fundamental garantir a retenção dos clientes com seu aplicativo para fazer novas vendas no futuro.

Vender para um cliente existente é mais fácil e barato do que atrair um novo consumidor, certo? E um cliente que já possui seu app instalado tem uma grande predisposição a manter um bom relacionamento com o seu negócio. Basta saber como explorar corretamente essa oportunidade.

Neste artigo vamos conferir algumas dicas para que você consiga aumentar a retenção de clientes com seu aplicativo. Confira!

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7 dicas para aumentar a retenção de clientes com seu aplicativo

Reter clientes significa torná-los engajados e mantê-los engajados. Ou seja, você precisará manter os usuários do seu aplicativo móvel interessados durante toda a jornada – e convencê-los a não apagar o seu app quando for necessário liberar mais espaço na memória do celular.

Veja algumas dicas que vão ajudá-lo com a retenção de clientes:

1. Dê recompensas aos usuários

O principal propósito dos aplicativos móveis é tornar a experiência de compra dos clientes fácil e eficiente. Se o seu app atender a essas necessidades, o aplicativo se tornará a ferramenta essencial para fornecer a satisfação do cliente e, em última instância, promover a retenção de clientes.

Para alcançar esse objetivo, você pode dar recompensas especiais aos seus clientes fiéis – concedendo-lhes acesso exclusivo, novidades em primeira mão, descontos em suas compras futuras ou até mesmo cupons resgatáveis. Com essas vantagens, são grandes as chances de que os usuários sigam acompanhando o seu aplicativo.

2. Continue atualizando os conteúdos do aplicativo

Existem diferentes fontes por meio das quais o seu cliente faz o download de seu aplicativo. Pode ser um anúncio online, sugestão de um colega ou resultados de pesquisa orgânica. Independentemente da origem do usuário, assim que o seu cliente decidir baixar o aplicativo, cabe a você manter o interesse dele intacto, atualizando o conteúdo de tempos em tempos.

Você pode fazer com que ele se sinta obrigado a continuar usando o aplicativo com a ajuda de novos recursos ou conteúdo atraente.

Mas, ao fornecer atualizações, esteja atento ao momento em que você as liberará. Se você inundar seu cliente com atualizações constantes que são muito difíceis para ele acompanhar, é possível que seu cliente ache seu aplicativo irritante, fazendo com que pare de usá-lo. E se você demorar muito para apresentar uma atualização convincente, os usuários podem considerar seu aplicativo desatualizado e excluí-lo.

→ Confira também: Como se comunicar melhor com sua base de leads

3. Facilidade é a chave

A razão pela qual os seus clientes baixam seu aplicativo é porque eles procuram conveniência. Ao fazer compras por meio de seu aplicativo, os clientes esperam uma experiência de compra simples e organizada. Se seu aplicativo está fornecendo aos clientes uma experiência enriquecida sem complicações, então seus clientes ficarão com seu aplicativo por muito tempo.

Portanto, ao projetar ou atualizar um aplicativo, a facilidade no uso não deve ser comprometida. A experiência satisfatória será sempre a base para a retenção dos clientes com seu aplicativo.

4. Honre a liberdade de escolha de seus clientes

Você pode tentar convencer educadamente seus clientes a continuarem acessando seu aplicativo. No entanto, se você for inflexível em entrar em contato com seu cliente e enviar atualizações sobre as quais ele não deseja saber, você não está honrando a liberdade de escolha de seu cliente. Embora as notificações push possam ser um lembrete gentil para seus clientes, o spam consistente pode, na verdade, atuar como um desestímulo para seus clientes.

4. Esteja presente sempre que necessário

Existem certos momentos em que seus clientes podem enfrentar algum tipo de problema ao usar seu aplicativo. E a primeira pessoa que eles pensam em recorrer é a sua própria marca. Se você não estiver disponível para resolver a dúvida, pode transformar clientes satisfeitos em insatisfeitos, afastando-os de seu negócio.

Portanto, um bom suporte ao cliente é um ponto importante quando falamos da retenção de clientes. Para tornar o processo ainda mais sofisticado, você pode criar formulários de feedback no aplicativo para que possa ter uma visão detalhada de quais áreas precisam ser trabalhadas. Essa também é uma maneira muito eficaz de persuadir seus clientes existentes a permanecerem conectados com você enquanto você busca novos clientes.

5. Trabalhe para criar o hype

Um cliente satisfeito é como um ímã que atrai muitos novos clientes para o seu negócio. Você pode criar entusiasmo sobre seu aplicativo distribuindo recompensas aos usuários que indicarem o aplicativo para seus amigos. Isso definitivamente esquentaria as coisas para o seu aplicativo, conquistando mais clientes e, ao mesmo tempo, deixando os existentes satisfeitos e felizes.

6. Explore as notificações push

As notificações push podem ser enviadas diretamente para o dispositivo do usuário e aparecerão na tela do smartphone do seu cliente. Embora os usuários precisem optar por receber notificações push de um aplicativo, esse tipo de mensagem pode ser uma maneira eficaz de trazer os usuários de volta ao seu aplicativo e aumentar sua taxa de retenção.

Notificações Push: tudo o que você precisa saber

7. Desenvolva e otimize continuamente o app

Você deve atualizar seu aplicativo móvel com novos recursos e conteúdo personalizado para manter o interesse dos usuários. Essa é uma das razões pelas quais parece que a maioria dos principais aplicativos móveis oferece uma versão atualizada a cada poucos dias.

Mas não se limite a atualizar sem pensar no que seus usuários desejam. Sempre monitore o comportamento do usuário e reúna feedback para determinar quais atualizações farão seus usuários quererem ficar.

Outra maneira é monitorar seus concorrentes para que você possa identificar o que eles estão oferecendo e entregar aos usuários uma versão aprimorada disso.

 

E aí, você gostou das dicas para aumentar a retenção de clientes com seu aplicativo? Como você trabalha para aprimorar as funcionalidades do app da sua loja? Não deixe de conferir as principais ferramentas que a Mobilizei tem para você!