Como o Metaverso pode impactar seu e-commerce?

28 de Janeiro de 2022

Desde que a tecnologia de compra de bens pela internet foi introduzida pela primeira vez, houve uma divisão entre o mundo real e o mundo digital. E o Metaverso promete criar uma nova revolução na forma de consumo.

A compra de mercadorias em lojas tradicionais dá aos compradores a capacidade de tocar ou experimentar fisicamente os produtos antes da compra. Já as compras de comércio eletrônico renunciam ao aspecto físico das compras tradicionais, mas oferecem conveniência, velocidade e acesso sem precedentes.

O Metaverso é onde esses dois mundos de comércio anteriormente separados convergem para criar uma experiência que redefinirá o comércio eletrônico para sempre. Trata-se da união das melhores características de cada um dos modelos de vendas.

Quer entender melhor o que é o Metaverso e como essa tecnologia pode impactar seu e-commerce? Confira logo a seguir!

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O que é o Metaverso?

Em termos simples, o Metaverso é um mundo de realidade virtual/ aumentada que permitirá às pessoas fazer compras, jogar, sair com amigos e desfrutar de todos os tipos de entretenimento no conforto de suas próprias casas.

O Metaverso tem o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como vivemos nossas vidas diárias. Isso criará algo mais parecido com os mundos digitais de ponta que todos vimos em filmes e livros de ficção científica.

As pessoas entrarão no Metaverso para uma reunião de trabalho às 12h e poderão conversar com um velho amigo para um almoço virtual logo depois. À noite, eles podem fazer um pouco de compras virtuais depois do trabalho, seguidas de alguns jogos totalmente imersivos. Tudo isso usando apenas  um simples headset VR.

O impacto do Metaverso no e-commerce

O Metaverso trará uma realidade virtual totalmente avançada no setor de e-commerce. Na verdade, os compradores on-line poderão interagir com os produtos de seu interesse em tempo real, utilizando um avatar virtual personalizado.

Por exemplo, se uma marca de comércio eletrônico criar uma vitrine digital usando o Metaverso, os compradores poderão entrar, explorar e conferir os produtos que desejam comprar. Além disso, eles ainda poderão interagir com outros usuários.

Portanto, essa configuração transforma completamente nossa ideia existente de lojas virtuais e físicas. Além disso, o Metaverso nos fornecerá um método completamente novo de compras e afetará os padrões de comportamento do consumidor no futuro.

Cada vez mais consumidores estão adotando experiências de compras virtuais. Portanto, todos os tipos de empresas de comércio eletrônico também devem seguir a tendência. De fato, a Amazon, um dos maiores nomes do setor de comércio eletrônico, já está integrando tecnologias VR e AR em sua experiência de compra. Devido ao uso dessas tecnologias, a Amazon está disponibilizando seus produtos prontamente para diferentes perfis de clientes. Assim, acelera o processo de tomada de decisão do cliente em uma direção positiva.

Além da Amazon, alguns outros vendedores populares de móveis e decoração também estão usando opções de visualização da tecnologia AR. Ao fazer isso, eles fornecem aos compradores um espaço para se sentirem confiantes sobre a compra à medida que aproveitam primeiro os testes próximos da realidade. Dessa forma, as empresas também podem fazer vendas de alto valor.

Veja alguns dos impactos trazidos pelo Metaverso que podemos esperar no mundo do e-commerce:

Criação de lojas virtuais imersivas

Conforme vimos, o Metaverso permitirá a criação de um ambiente virtual em que os usuários podem interagir como se estivessem presentes fisicamente. Com isso, será possível construir uma experiência de imersão única para a sua marca.

E o grande destaque disso é que não será preciso ficar preso às limitações do mundo real. Ou seja, será possível personalizar toda a loja como ocorre em jogos ou animações – com os mais diversos elementos.

Experiências ainda mais interativas

Sabe quando você vai a um supermercado e se depara com uma barraquinha em que pode experimentar os novos lançamentos de uma marca de chocolate? O Metaverso permitirá que essas experiências atinjam um novo patamar de interatividade.

Com todas as possibilidades de um mundo virtual, será possível criar várias ações de engajamento para recepcionar os seus clientes e incentivar a interação. Ou seja, podemos esperar um novo leque de ações de marketing muito criativas.

Venda de produtos 100% digitais

Além de explorar o Metaverso para vender produtos físicos, os e-commerces também podem investir na venda de produtos 100% digitais – que poderão ser usados dentro do próprio mundo virtual. Um bom exemplo disso seria a venda de roupas e acessórios para o avatar dos usuários.

Apesar de ser um cenário que parece distante, essa já é uma realidade em muitos jogos online, que permitem a compra de produtos digitais para personalização dos personagens. E a própria Gucci já entrou nessa tendência: a marca colocou uma bolsa virtual à venda dentro da plataforma de simulação do jogo Roblox.

O que esperar do futuro do Metaverso?

Principalmente depois do período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas desejam melhores experiências de compra online. Além disso, muitas empresas estão criando novos conceitos de vendas digitais, por exemplo, permitindo que os clientes obtenham produtos personalizados ou que eles mesmos estilizem os produtos de acordo com suas preferências.

Isso tudo definitivamente coloca as empresas de comércio eletrônico em uma corrida para tornar seus produtos mais acessíveis aos clientes. Portanto, podemos esperar que a ideia das lojas digitais no Metaverso seja um grande sucesso no setor de e-commerce.

Você já conhecia o Metaverso e seus impactos no e-commerce? Como você enxerga essa tendência?