7 maiores tendências de comportamento do consumidor em 2023
9 de Janeiro de 2023
Se você busca aumentar os resultados de vendas, precisa colocar o foco na satisfação do seu cliente. Por isso, ficar de olho nas tendências de comportamento do consumidor em 2023 é uma ótima ideia para maximizar as conversões.
O mercado consumidor está evoluindo rapidamente e acompanhar as últimas tendências é cada vez mais importante. Saber o que os compradores estão procurando e como suas preferências mudaram pode ser uma ótima maneira de ganhar vantagem nesse cenário competitivo.
Quer conhecer as maiores tendências de comportamento do consumidor em 2023? Confira logo a seguir!
Principais tendências de comportamento do consumidor em 2023
1. Busca por agilidade e eficiência
Robôs e automação estão transformando a maneira como compramos. Ao longo de 2023, devemos ver sistemas autônomos e robôs ajudar os compradores a tomar decisões sobre o que comprar. Essa mudança na tecnologia permitirá que os consumidores acessem os produtos mais rápido do que nunca.
Os consumidores de hoje são guiados por conveniência. Os pedidos online de varejistas como a Amazon mudaram nossas expectativas de velocidade e eficiência. No entanto, os robôs e a automação estão levando a conveniência das compras um passo adiante, fornecendo aos compradores informações detalhadas sobre o produto, adaptadas às suas necessidades. A inteligência artificial agora pode fornecer recomendações personalizadas, bem como comparações de preços entre diferentes varejistas – tudo com o clique de um botão!
2. Expectativa por experiências personalizadas
O comportamento do consumidor em 2023 tem tudo a ver com experiências personalizadas. Os consumidores esperam fazer compras de forma personalizada e exclusiva – atendendo às suas necessidades e preferências individuais.
A tecnologia avançou a ponto de os varejistas poderem oferecer serviços como provadores de realidade virtual que recomendam roupas no tamanho exato e preferência de estilo de uma pessoa. Por meio da coleta de dados, as lojas virtuais podem ter acesso às compras anteriores dos clientes, permitindo que façam recomendações mais precisas para compras futuras.
3. Preferência por compras online
Você deve saber muito bem que o setor de comércio eletrônico está em crescimento constante – e não é de admirar o porquê. As compras online mudaram o modo como fazemos negócios. Com o clique de um botão, os compradores podem comprar qualquer coisa, de mantimentos a móveis, sem sair do conforto de suas casas.
Essa mudança no comportamento do consumidor tornou-se aparente na última década, especialmente após a pandemia de Covid-19 – não mostra sinais de desaceleração tão cedo.
4. Crescimento do uso de pagamentos digitais
A ascensão dos pagamentos digitais revolucionou a forma como fazemos compras. De cartões sem contato a pagamento móvel, os consumidores agora podem comprar bens e serviços de forma mais rápida e conveniente do que nunca.
Por isso, uma das tendências de comportamento do consumidor em 2023 é a preferência pelos meios de pagamentos digitais. Essas novas tecnologias não apenas permitem que os compradores façam compras sem ter que carregar dinheiro físico ou cartões, mas também oferecem recursos como ofertas personalizadas e programas de recompensas.
5. Consumo com consciência ambiental
Outra crescente tendência de comportamento do consumidor que devemos ver em 2023 é a consciência ambiental. Essa visão sustentável impacta diretamente na maneira como os consumidores compram – com uma busca por opções sustentáveis e ecológicas na hora de comprar itens.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental que os seus hábitos de compra têm no planeta e, por isso, optam por soluções de longo prazo que se concentram na redução do desperdício e do consumo de energia. As empresas que entenderem essa tendência e continuarem priorizando a sustentabilidade em seus modelos de negócios estarão em vantagem ao conquistar a confiança do consumidor, valorizando mais a qualidade do que a quantidade.
6. Maior controle sobre suas decisões de compra
Em 2023, espera-se que os consumidores exijam mais controle sobre suas decisões de compra do que nunca. As experiências de compra que capacitam os clientes com opções de pagamento flexíveis, recursos de personalização e acesso a uma gama mais ampla de produtos se tornarão cada vez mais populares.
De acordo com o estudo Mintel 2023 Global Consumer Trends, os consumidores estão moldando as marcas mais do que nunca. Essa ideia vai além das marcas admitirem que “o cliente sempre tem razão” e está evoluindo para um modelo em que os consumidores estão investindo, cocriando e votando pela mudança junto com as marcas.
7. Mentalidade focada em si mesmos
Outra das tendências de comportamento do consumidor em 2023 deve ser o foco dos clientes em si mesmos. De acordo com o estudo da Mintel, as marcas podem ajudar os consumidores a “assumir o centro das atenções nos próximos anos”.
O que essa tendência significa é que os consumidores podem querer se destacar em vez de se misturar na multidão, mas podem não saber como fazer isso. Ao celebrar os interesses que tornam os consumidores únicos, as marcas podem ajudar a dar aos consumidores a segurança de que precisam para experimentar algo novo ou até mesmo ajudá-los a repensar quem são.
Os consumidores estão prontos para um aumento de confiança e as marcas podem fornecer isso a eles na forma de novas experiências ou produtos que alimentam sua curiosidade à medida que formam novos gostos, rotinas e preferências que se alinham com quem são ou querem ser.
O que você achou das maiores tendências de comportamento do consumidor em 2023? Quais delas fazem parte do planejamento do seu negócio?