Marketplace vs ecommerce: quais as diferenças e como escolher?

28 de Dezembro de 2023

Ao longo dos últimos anos, muitos negócios surgiram somente no meio digital e funcionam sem a necessidade de um ponto físico. Essa realidade trouxe a necessidade de entender a diferença entre os principais modelos de vendas online: marketplace vs ecommerce.

Quando falamos sobre vendas no meio digital, muitas pessoas podem pensar que os modelos de comercialização de produtos na internet são todos iguais. Mas é aí que se enganam!

Para os gestores de empresas digitais, é fundamental entender a diferença entre um marketplace e um ecommerce, para escolher o que apresentar melhores vantagens para seu negócio.

Para te auxiliar a entender essas diferenças, preparamos este artigo completo sobre marketplace vs ecommerce. Continue a leitura!

Marketplace vs ecommerce: quais as diferenças e como escolher?

Marketplace vs ecommerce: conceitos de cada um

Mesmo que você já venda por um ecommerce, ou anuncie seus produtos por um marketplace, talvez ainda não conheça a fundo o conceito de cada um desses modelos de vendas digitais.

Por isso, falaremos sobre o conceito por cada um desses nomes. Veja só!

O que é um Marketplace?

O marketplace, termo em inglês, significa nada mais que: mercado. Ou seja, esse modelo de negócio permite que vários produtos de diferentes vendedores sejam anunciados em uma só plataforma.

Podemos considerar o marketplace como um shopping, só que de maneira virtual. Ao entrar em um site que oferece esse tipo de serviço, você encontrará diversas lojas diferentes anunciando seus produtos.

A experiência proporcionada por esse tipo de negócio permite que o cliente tenha maior opção de escolha e pesquisa por preços, tudo em um único lugar.

O que é um ecommerce?

O ecommerce também é um modelo de vendas de produtos online. Como o nome diz, trata-se de um comércio eletrônico.

No ecommerce, diferente do marketplace, o vendedor realizará suas vendas através do site da própria empresa. Nesse site, haverá somente um seller que poderá comercializar dos produtos que desejar.

Neste modelo, o próprio lojista é responsável por toda a estrutura do site ou aplicativo de sua loja, desde a implementação até o atendimento ao cliente, marketing, estrutura da plataforma e dentre outros.

A experiência proporcionada pelo ecommerce gira em torna da exclusividade para o anunciante, que não tem concorrência direta dentro da mesma plataforma.

Marketplace vs ecommerce, quais as diferenças de cada um?

Esses modelos de negócio, apesar de parecerem semelhantes por oferecerem as vendas online, possuem diferenças que podem ser decisivas na hora da escolha de um modelo.

A principal diferença está exatamente no modelo de negócio. Enquanto no marketplace você anunciará seus produtos em uma plataforma oferecida por uma empresa, no ecommerce você deverá criar o seu negócio virtual próprio.

O ecommerce possui maior capacidade de escalabilidade das vendas, por ser possível trabalhar estratégias de marketing específicas para isso. Já a loja em marketplace tem como benefícios o algoritmo e a credibilidade da própria plataforma.

Listamos abaixo, outras diferenças importantes entre marketplaces e ecommerces. Confira!

1. Gestão e controle do negócio

A gestão e o controle sobre o seu negócio digital é maior no ecommerce quando comparado ao marketplace. Isso porque, em estruturas de marketplace, para abrir sua loja você deverá concordar em pagar uma comissão por cada venda que realizar.

Além disso, no marketplace você está disputando espaço com outros vendedores que podem vender produtos semelhantes ao seu. Assim, o algoritmo utilizado pela plataforma poderá mostrar os seus produtos com uma baixa ou alta frequência.

No ecommerce, a loja virtual será somente da sua empresa. Por isso, a gestão e controle são mais facilitados. Você será o tomador de decisões e, caso queira aparecer mais, deverá investir mais em marketing.

Com o ecommerce é possível trabalhar melhor o branding do negócio, estratégias de marketing, funil de vendas e programas de fidelidade, por exemplo.

2. Investimento inicial

O investimento inicial é outro ponto diferencial entre marketplaces e ecommerces. Enquanto o ecommerce oferece mais controle sobre o negócio, ele também possui um custo maior de investimento.

Plataformas de marketplace oferecem um início facilitado, você pode rapidamente abrir sua loja, gastando somente com o valor das mercadorias no início. Isso porque os marketplaces recebem comissões a cada venda e por isso não cobram valores iniciais para incluir a loja.

Criar o seu ecommerce, no início, terá um valor maior, pois você precisará criar estrutura de site e layout, design, integrar formas de pagamento.

No entanto, já existem plataformas de ecommerce que oferecem uma estrutura pré-montada para os seus custos serem reduzidos. Além da possibilidade de criar um aplicativo mobile para sua loja.

3. Relacionamento com o cliente

Em relação ao relacionamento com o cliente, o ecommerce larga na frente em relação ao marketplace.

No marketplace toda a comunicação é feita pela empresa da plataforma. Por isso, muitos anunciantes não realizam esforços para aumentar o relacionamento com o cliente.

Já no ecommerce, é possível colher insights dos visitantes e das pessoas que realizaram compras no seu negócio. A partir dessas informações você pode enviar notificações push personalizadas, e-mails com ofertas e promoções, newsletters e oferecer programas de fidelidade.

4. Visibilidade da marca

Para quem está iniciando um negócio online, o marketplace pode ser uma ótima opção para dar visibilidade a marca, ao proporcionar uma forma descomplicada de montar sua loja virtual.

Apesar de contar com vários anunciantes em uma mesma plataforma, colocar sua loja em um marketplace pode aumentar o alcance do seu negócio e a visibilidade da marca sem grandes esforços de marketing.

Isso porque, ao adentrar em um marketplace para realizar uma compra, o consumidor tende a navegar por outras ofertas, podendo em uma dessas, encontrar as suas.

No entanto, o ecommerce oferece uma visibilidade de marca mais exclusiva, onde você pode trabalhar cores, estética, valores da empresa, branding e marketing.

Qual escolher: marketplace vs ecommerce?

Após listarmos algumas das principais diferenças, além de vantagens e desvantagens de cada um dos modelos de negócio, a sua decisão entre marketplace ou ecommerce deve estar mais clara.

Lembre-se de analisar a realidade do seu negócio, o capital para investimento e os objetivos a curto, médio e longo prazo que você deseja alcançar.

Os dois modelos de negócio são vantajosos: um oferece maior exclusividade e controle sobre as operações (ecommerce) o outro oferece um início mais rápido com custo reduzido (marketplace).