CRM para e-commerce: o que é e quais são os seus benefícios?

4 de Julho de 2023

Os clientes desempenham um papel vital e são considerados um ativo importante para qualquer negócio, certo? Eles ajudam a gerar receita, fornecem feedback e promovem a sua marca. Portanto, uma boa gestão dos clientes é fundamental para as lojas virtuais – e o CRM para e-commerce contribui diretamente para isso.

O gerenciamento do relacionamento com o cliente é necessário para quase todas as empresas de qualquer tamanho crescerem e se expandirem. Usando sistemas de CRM, você pode ganhar controle sobre esse público e pode nutrir seus relacionamentos com leads, clientes em potencial e clientes.

Quer entender melhor como um CRM para e-commerce pode gerar benefícios para o seu negócio? Confira logo a seguir!

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O que é CRM para e-commerce?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma solução digital que ajuda a gerenciar todos os pontos de um contato que um cliente tem com o seu negócio.

Na prática, o CRM permite que você tenha uma visão mais clara sobre os usuários que interagem com a sua loja virtual e possa se comunicar com eles de forma eficaz. Dessa forma, você ganha mais eficiência no processo de nutrir bons relacionamentos que se transformam em vendas.

De acordo com um estudo da Statista, o mercado de software de CRM deve crescer para 49,6 bilhões de dólares até 2025. Todo esse crescimento não ocorre por acaso. Um CRM para e-commerce pode ser um diferencial para ser assertivo na comunicação com os clientes em vários estágios do canal de vendas.

8 benefícios do CRM para e-commerce

1. Melhor experiência do cliente

A principal função do CRM para e-commerce é coletar as informações relacionadas aos clientes e gerenciar todos os contatos com eficiência. Essas informações incluem principalmente histórico de compras, dados demográficos e mensagens em vários canais. Tudo isso fica armazenado e pode ser consultado pelos membros da equipe quando necessário.

No comércio eletrônico, é importante oferecer sempre a melhor experiência de compra possível aos seus clientes, certo? Com um CRM, sua empresa tem todas as informações necessárias sobre seus clientes na ponta dos dedos, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

2. Maior eficiência na comunicação com o cliente

Um dos benefícios do CRM para e-commerce é o aumento da eficiência. O software faz uso de várias ferramentas automatizadas que reduzem as tarefas manuais. Isso ajuda a economizar tempo e permite que você se concentre em outras tarefas essenciais.

Na prática, você pode configurar a automação de certos processos e ações repetitivas que estão ocorrendo. Pode-se comunicar de forma eficaz através de e-mails, telefonemas e outros canais facilmente armazenados no software CRM.

3. Geração automatizada de relatórios

Ter um sistema de CRM robusto ajuda a obter os dados facilmente para uma melhor compreensão e insights mais profundos sobre o cliente. Mais do que isso, você ganha praticidade para gerar relatórios valiosos.

A partir desses relatórios, é possível criar estratégias de marketing sólidas que ajudarão a alavancar mais vendas, fornecer um melhor serviço pós-venda e aumentar a retenção de clientes. Assim, tais relatórios ajudam a tomar decisões de negócios bem informadas e obter lucratividade de longo prazo.

4. Facilidade na segmentação de clientes

É vital nutrir os relacionamentos com os clientes de maneira diferente para os clientes com necessidades diferentes, certo? As empresas precisam atender os clientes de acordo com sua posição no funil de vendas, dados demográficos e histórico de compras.

Uma ferramenta de software de CRM pode ajudar o e-commerce a segmentar os clientes por meio de diferentes aspectos, como localização, dados demográficos, interesses, histórico de compras etc. Com isso, você gera uma experiência mais satisfatória – que pode resultar em mais vendas.

5. Economia de tempo

Às vezes, uma grande quantidade de tempo pode ser gasta em atividades administrativas e resolução de problemas, em vez de se concentrar na venda dos produtos. A personalização de um CRM para o seu negócio será benéfica, pois a maioria dos processos será automatizada e pode economizar tempo com foco em outras tarefas importantes.

6. Suporte ao cliente aprimorado

Os clientes são a espinha dorsal de qualquer negócio e sua satisfação deve ser a principal prioridade. Fornecer atendimento ao cliente em tempo hábil deve ser a principal preocupação e cuidados devem ser tomados para resolver seus problemas rapidamente. Isso pode ser feito facilmente com a ajuda de um sistema de CRM!

Você pode ser notificado instantaneamente quando os clientes se conectam à sua empresa. A partir disso, é possível tentar encontrar uma solução com base no histórico e nas preferências do consumidor.

7. Otimize os esforços de marketing

O CRM para e-commerce permite a criação de ações de marketing direcionadas que visam a satisfação das necessidades dos clientes. Isso facilita a construção de uma abordagem pessoal para suas comunicações e também auxilia no desenvolvimento de novos produtos e serviços que os clientes desejam.

8. Maximize os resultados de vendas

Por fim, o CRM para e-commerce pode ter um impacto positivo nos seus resultados de vendas. Explorando as funcionalidades da ferramenta, é possível reduzir o processo de vendas, automatizar determinadas tarefas e analisar os dados de vendas em um só lugar.

Além disso, os dados de vendas podem ajudá-lo a identificar clientes em potencial e abordar leads para gerar mais conversões. Tudo isso viabiliza o desenvolvimento de um processo de vendas eficiente para conduzir os visitantes da sua loja virtual até o momento da compra.

Você já conhecia todo o poder do CRM para e-commerce? A sua empresa já utiliza essa ferramenta?