< ver todos os tutoriais

Não recebo as notificações push do meu aplicativo! O que pode ser?

As notificações push estão mais presentes no seu dia-a-dia do que você imagina. Avisos de cupons de desconto, mensagens em aplicativos de comunicação e aquela curtida que alguém deu na sua foto na rede social são alguns exemplos de notificações que você recebe ao longo do dia!

Com o aplicativo da sua loja criado com a Mobilizei, você também pode enviar notificações push para todos aqueles que tem o seu app instalado e ter um canal de comunicação direto com os seus clientes.

Porém, por mais que o envio e o recebimento de notificações push seja algo bastante comum hoje em dia, existem certos critérios que devem ser cumpridos para que uma notificação seja exibida com sucesso.

Listamos abaixo os motivos mais comuns que podem impedir o recebimento e a exibição das notificações push de um aplicativo no seu celular.

Conexão com a Internet

Um dos principais motivos de não recebimento das mensagens é a falta de conexão com a Internet! Seja uma instabilidade na rede 3G, 4G ou Wi-Fi, é imprescindível que o aparelho esteja online.

O dispositivo não pode estar desligado, em modo avião ou sem conexão com a Internet. Se for este o caso, a notificação não será exibida até que uma conexão adequada seja estabelecida. Ou ainda, poderá não ser entregue corretamente ao seu celular.

Por isso, fique atento à sua conexão.

Permissões de recebimento de notificações push desativadas

Tanto aparelhos Android quanto iOS permitem a desativação do recebimento e da exibição das notificações push. Por isso, é importante certificar-se de que as permissões de notificações push estão habilitadas para o seu aplicativo.

Seguindo os passos deste tutorial, você pode verificar se um aplicativo do seu celular está autorizado a exibir notificações push.

Aplicativo aberto em primeiro plano

Quando uma notificação push é recebida pelo dispositivo, caso o aplicativo ao qual ela pertence esteja aberto em primeiro plano, nem sempre a mensagem será exibida!

Isso acontece pois alguns dispositivos entendem que você já está navegando pelo aplicativo e com isso não veem necessidade de exibir a notificação.

Por isso, ao testar o envio de notificações para o aplicativo da sua loja, mantenha ele fechado no seu dispositivo!

Modos de baixo consumo ou economia de energia

Alguns dispositivos possuem modos de economia de energia que interrompem ou diminuem a quantidade de notificações exibidas.

Desta forma, é necessário certificar-se de que o seu aparelho não esteja com algum destes modos ativos para garantir o recebimento com sucesso de notificações push.

No caso de dispositivos Android, vá em configurações e busque por:

  • Economia de bateria: se o modo de "Economia de bateria" estiver ativado, isso poderá limitar o recebimento das notificações push;
  • Bateria adaptável: se ativado, este modo pode fazer com que os apps usados com menos frequência sejam menos executados quando não estiverem em uso, o que pode afetar o recebimento das notificações;
  • Otimização de bateria: os aplicativos otimizados para bateria podem ter funções executadas em segundo plano, como o recebimento de notificações push, restritas. Por isso, é necessário verificar se seu aplicativo não está otimizado para o uso da bateria.
passo 1 passo 2

Para aparelhos iOS, caso o "Modo Pouca Energia" esteja ativado, o recebimento de notificações push pode ser afetado. Você pode verificar a ativação deste modo acessando a seção "Bateria" dentro do aplicativo de "Ajustes".

Bateria iOS Modo Pouca Energia iOS

Modo não perturbe

Com o modo "não perturbe" ativado, as notificações recebidas não serão exibidas na tela. Por isso, certifique-se que o seu aparelho não esteja com essa funcionalidade ativada.

Não perturbe Android Não perturbe iOS

Imagem da notificação não exibida

Utilizando a ferramenta de envio de notificações push da Mobilizei é possível incluir uma imagem à sua mensagem.

Quando um dispositivo recebe uma notificação que contém uma imagem, ele possui cerca de 30 segundos para baixá-la. Durante este tempo, caso o dispositivo sofra com alguma instabilidade ou falha de conexão, a imagem pode ser descartada!

Por isso, ao incluir uma imagem na sua notificação certifique-se de seguir as recomendações abaixo:

  • Utilize imagens no formato PNG ou JPG;
  • Garanta que o tamanho máximo do arquivo não ultrapasse 100 KB;
  • Dê preferência para imagens com uma resolução máxima de 300 x 300 px.

Aplicativo desatualizado

De tempos em tempos, um aplicativo pode ser atualizado para incluir novas funcionalidades ou se manter de acordo com as melhores práticas de desenvolvimento recomendadas pelo Google e pela Apple.

Geralmente o recebimento de notificações push em versões mais antigas continua funcionando normalmente, mesmo que já existam uma ou mais atualizações disponíveis para um aplicativo.

Porém, podem existir atualizações que afetem o recebimento das notificações. Neste caso, versões mais antigas podem deixar de receber as notificações corretamente ou então não receber todas aquelas enviadas.

Por isso, garanta que o seu aplicativo esteja atualizado!

Crie seu app

quero criar meu app

Para publicar os seus aplicativos Android ou iOS é necessário criar as seguintes contas: