Descubra como utilizar as notificações push como uma estratégia de marketing!
14 de Junho de 2024
As notificações push são mensagens curtas enviadas por meio de aplicativos diretamente para o celular do usuário com o objetivo de atrair sua atenção para algo relevante que sua marca tem a oferecer naquele momento.
Segundo dados do App Annie, consultoria especializada no comportamento e mercado digital, os brasileiros passam em média de 3 a 4 horas por dia conectados no mobile, além de possuírem entre 70 a 80 aplicativos instalados no smartphone.
Outro estudo realizado pela Urban Airship, indica que 95% dos novos usuários de aplicativos que não receberam notificações push nos primeiros 90 dias, se tornaram churn, ou seja, deixam de usar o app.
Devido a facilidade de ser utilizada, as notificações push são vistas como uma oportunidade de melhorar o engajamento dos consumidores, sendo adotadas como uma importante estratégia de marketing digital.
Continue a leitura e descubra como implementar estas mensagens na sua estratégia de marketing.
O que são notificações push?
As notificações push são mensagens de alerta enviadas automaticamente a usuários por meio de aplicativos de smartphone, tablet ou navegador. Elas aparecem diretamente na tela do dispositivo e são essenciais para a comunicação com consumidores.
Uma das principais características das notificações push é o envio de mensagens promocionais com foco em conversão. Além de textos e imagens, é possível adicionar ações interativas com opção de redirecionamento para o aplicativo em si, um produto, uma categoria ou um link externo.
Elas estimulam o usuário a realizar ações dentro do aplicativo ou site da marca, como estratégia de engajamento e aumento do número de visitas e visualizações.
Vantagens das notificações push
Conhecendo os hábitos dos consumidores e comunicando de maneira efetiva, os pushes podem trazer os clientes para ainda mais perto da sua marca e ajudar na conversão final, independente do segmento de atuação da sua empresa.
Engajamento instantâneo
As notificações push aparecem diretamente na tela do dispositivo do usuário, o que garante que a mensagem seja vista imediatamente. Isso é especialmente útil para promoções relâmpago, ofertas exclusivas ou eventos especiais.
Lembrança de carrinho abandonado
Se um cliente adicionou produtos ao carrinho de compras e saiu sem finalizar a compra, você pode enviar uma notificação push lembrando-os dos itens pendentes. Isso pode recuperar vendas perdidas.
Ofertas personalizadas
A segmentação de notificações com base no comportamento do usuário possibilita o envio de ofertas personalizadas. Por exemplo, se um cliente comprar um produto específico, você pode oferecer um desconto em produtos relacionados.
Quanto mais ele perceber que a mensagem é relevante para seus interesses com a marca, maiores são as chances de ele realizar a ação proposta. Isso também contribui para a retenção e fidelização do cliente.
Lançamento de produtos e atualizações
Use notificações push para anunciar novos produtos, recursos ou atualizações. Isso cria entusiasmo e incentiva os usuários a explorar mais.
Eventos e promoções especiais
Informe os usuários sobre vendas sazonais, eventos exclusivos ou descontos por tempo limitado. Essa urgência pode impulsionar as vendas.
Estratégias para usar notificações push
Para garantir o sucesso da sua estratégia existem boas práticas que devem ser aplicadas antes de enviar uma notificação push. Confira algumas dicas para utilizar este recurso como estratégia para vender mais.
Seja direto e amigável
Conheça a persona do seu negócio e entenda o perfil do seu público-alvo. Defina o tom de voz e a linguagem para criar conteúdos que gerem conexão com os leitores. Use uma linguagem amigável e envie novidades e benefícios relevantes para o usuário em geral.
Além de curtas, as notificações devem ser curtas e diretas para que o usuário compreenda a mensagem em uma única leitura. Utilize verbos que incentivem ações específicas, conforme o objetivo da sua estratégia.
Envie mensagens segmentadas
A segmentação geográfica é uma estratégia interessante para otimizar o envio de notificações push. Com base na localização do usuário registrada pelo GPS de dispositivos móveis, é possível disparar promoções específicas quando o usuário está em determinadas áreas.
Além disso, também é possível criar outras segmentações baseadas no histórico de compra, na atividade do usuário, por categorias de interesse em produtos ou serviços, entre outros. Isso mantém as notificações relevantes e aumenta as chances de engajamento.
Horários de envio
De acordo com uma pesquisa da Localytics - empresa que oferece análises de engajamento para aplicativos móveis - , o melhor período para envio de notificações push é de terça a sexta-feira, do meio dia às 17h.
Esta é uma análise mais genérica que pode orientar seus disparos, mas o ideal é realizar uma análise do comportamento e hábitos de uso do celular do seu público-alvo para enviar notificações de forma mais estratégica.
Além disso, fique atento à frequência dos envios para não saturar o usuário, mas também para não parecer que ele foi “abandonado” pela marca. Com os aplicativos da Mobilizei, o número de envios é ilimitado! Confira o passo a passo para enviar suas notificações push.
Acompanhe o desempenho
Monitore o desempenho das suas notificações. Utilize ferramentas de análise para compreender como as mensagens estão sendo recebidas pelos usuários e ajuste sua estratégia com base nos dados obtidos.
Experimente as notificações push com a Mobilizei!
As notificações push se destacam como uma ferramenta essencial no marketing digital, permitindo um canal de comunicação direto e eficaz com seus clientes. Com base em dados que mostram o alto tempo de uso de dispositivos móveis pelos brasileiros e a importância das notificações para a retenção de usuários, fica claro que essa estratégia pode elevar significativamente o engajamento e a conversão.
A adoção de práticas como segmentação de mensagens, definição de horários estratégicos e monitoramento de desempenho são fundamentais para maximizar os resultados. Aproveite o potencial das notificações push para relembrar carrinhos abandonados, oferecer promoções personalizadas e manter seus clientes informados sobre novidades e eventos.
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