Previsão de crescimento no e-commerce traz oportunidades para lojistas
1 de Julho de 2024
O cenário do e-commerce no Brasil está em constante evolução. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de crescimento nos próximos quatro anos é de 7,4%. Além disso, de acordo com dados do eMarketer, o Brasil está entre os três países que mais crescem no e-commerce desde 2021, representando 12,1% das vendas gerais do varejo.
Para 2024, espera-se que o faturamento do e-commerce alcance cerca de R$ 205,11 bilhões, um aumento de 10,45% em relação à previsão de vendas do ano anterior.
Essa dinâmica do mercado digital oferece oportunidades para novos lojistas investirem em vendas online. Continue a leitura e saiba como explorar essa tendência!
Oportunidades do mercado digital
O relatório do eMarketer também aponta quatro áreas que impulsionam o crescimento do comércio digital no Brasil, ou seja, representam oportunidades de investimento no meio digital. Entre as categorias mais populares, estão:
- vestuário,
- acessórios,
- computadores,
- eletrônicos.
O que esperar do e-commerce no futuro?
Com o crescimento projetado, o mercado se tornará ainda mais disputado nos próximos anos. Isso se deve à constante entrada de novas empresas, soluções e inovações.
Nesse cenário, as marcas também focam em estratégias centradas no cliente. O objetivo é consolidar sua posição como líderes de mercado na mente dos consumidores.
Conheça as principais tendências para e-commerce
Novo omnichannel
Com a capacidade de unir online e físico sem perder o melhor dos dois lados, o novo omnichannel condensa várias jornadas em uma única experiência de compra, focando na fluidez e na quebra de barreiras com o formato.
Retail Media
De acordo com o estudo, no Brasil, os consumidores optam por procurar os itens desejados nos sites de varejistas e marketplaces em vez de utilizar plataformas de busca. Assim, investir em anúncios patrocinados de produtos pode diminuir as dificuldades na jornada de compra e melhorar a eficiência do retail media.
Live commerce
Essa estratégia está diretamente relacionada à demanda dos consumidores por preços mais competitivos e descontos generosos. Além disso, as explicações detalhadas pelos apresentadores sobre cada produto são características marcantes. A transmissão ao vivo ajuda a mitigar dúvidas, um obstáculo significativo para a conversão de vendas.
Pagamentos digitais
No Brasil, a ampla adesão ao Pix evidencia um avanço considerável neste campo. Isso se deve ao custo reduzido em comparação a outros métodos, à alta aceitação pelo público, à taxa de conversão elevada e à disponibilidade de pagamento imediato. Esses fatores não apenas impulsionam as vendas online, mas também destacam o Pix como um facilitador crucial para transações comerciais.
IA generativa
Novas ferramentas para proporcionar experiências de compra altamente personalizadas surgem a todo momento, incluindo assistentes de compras virtuais e automação avançada na recomendação de produtos. Tudo para aumentar as possibilidades de conversão.
Experiência de compra
Interfaces de usuário intuitivas também desempenham um papel importante, aumentando a confiança e a segurança na usabilidade e, consequentemente, proporcionando maior satisfação ao cliente. Compreender os hábitos e preferências dos consumidores será fundamental para analisar e criar jornadas de compra cada vez mais eficazes.
O que preciso para começar um e-commerce?
Com as expectativas de crescimento do comércio digital, surgem novas oportunidades para quem pretende investir no seu próprio negócio. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas essenciais para quem está começando.
- Formalize sua empresa para garantir credibilidade, segurança para os clientes e acesso a benefícios fiscais e jurídicos para o seu negócio.
- Avalie as melhores plataformas para comercializar seus produtos, como lojas virtuais próprias, marketplaces e aplicativos de vendas.
- Defina preços competitivos considerando margens de lucro, pesquisando a concorrência e agregando valor ao produto com qualidade, garantia, atendimento e pós-venda.
- Ofereça diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto, transferência, PIX, entre outros.
- Proporcione opções de envio rápidas e seguras, como Correios, transportadoras, motoboys, aplicativos de entrega e retirada na loja.
- Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos, interagir com o público e gerar tráfego para seu site ou loja virtual.
- Implemente estratégias de marketing digital, como anúncios pagos e campanhas exclusivas, segmentando o público ideal para aumentar a visibilidade da marca e as vendas online.
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Aproveite as oportunidades do e-commerce com a Mobilizei
As oportunidades não se limitam apenas ao crescimento exponencial do mercado, mas também às inovações e
estratégias que visam melhorar a experiência do consumidor.
Entre as principais ações que conferiu aqui, investir em um aplicativo de vendas é essencial para o seu negócio. Isso porque, a maioria dos consumidores estão conectados via mobile, e passam a maior parte do tempo com os celulares em mãos. Alguns estudos já citados em nosso blog, também mostram um aumento contínuo na compra via aplicativos.
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