Importância da logística para o e-commerce
14 de Maio de 2024
O e-commerce tem crescido cada vez mais no Brasil. Segundo dados da Visa Consulting & Analytics, desde o surgimento da pandemia em 2020, cerca de 70 mil empresas ingressaram no comércio eletrônico, e desde então, esse número só aumentou no país.
Com esta variedade de lojas disponíveis para o consumidor, é preciso investir em diferenciais para se destacar no mercado digital. Sendo assim, investir na logística do seu e-commerce e em aplicativos de compras online, pode te colocar à frente da concorrência.
Continue a leitura e confira nossas dicas!
O impacto da logística na satisfação do cliente
No contexto do comércio eletrônico, a logística vai além de simplesmente garantir o funcionamento operacional. Ela também funciona como uma estratégia que influencia diretamente a experiência do cliente.
Uma entrega rápida e confiável muitas vezes é tão crucial quanto a qualidade do produto. Empresas que garantem uma logística eficiente tendem a aumentar a fidelidade do cliente e fortalecer a percepção de sua marca.
Em uma pesquisa conduzida pela Octadesk em março de 2023, 65% dos entrevistados abandonaram uma marca devido a uma experiência negativa de compra. Os principais motivos de insatisfação estavam ligados à logística, como custo elevado do frete, prazos longos de entrega e atrasos.
Como melhorar a logística do seu e-commerce?
Cadeia de suprimentos
Uma cadeia de suprimentos bem estruturada é essencial para reduzir custos e otimizar processos no e-commerce. Desta forma a logística para e-commerce permite uma integração mais estreita entre fornecedores, transportadoras, armazéns e clientes, resultando em maior eficiência e redução de custos.
Gestão de estoque e logística reversa
O gerenciamento de estoque tem um papel fundamental no e-commerce. Para garantir que este serviço seja bem executado, a logística deve garantir a disponibilidade dos produtos mais vendidos e limitar o excesso de itens menos populares, evitando custos adicionais de armazenamento.
Além disso, é fundamental ter uma política de logística reversa para gerenciar devoluções e trocas, mantendo o estoque sempre em ordem, com os produtos que realmente são necessários.
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O papel da tecnologia na logística e satisfação do cliente
Os sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) são exemplos-chave dessa tecnologia, permitindo o controle eficiente de estoques, pedidos e relatórios de forma precisa e integrada, aproximando a empresa do cliente e da transportadora.
Um sistema de gestão automatizado e integrado, desde a roteirização das entregas até a confirmação final, oferece transparência e informação em tempo real para o cliente, tornando sua experiência mais satisfatória.
O futuro do e-commerce e dos aplicativos móveis
Em um estudo publicado pela pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 86% dos usuários de internet usaram algum aplicativo de loja para fazer compras nos últimos 12 meses.
Este dado mostra uma mudança significativa nos padrões de consumo online e também explica porque lojas virtuais e marketplaces têm investido cada vez mais em soluções móveis.
Facilitar o acesso dos consumidores coloca sua marca à frente da concorrência e por isso, você deve ficar sempre atento às mudanças do mercado.
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