Futuro do Varejo: veja as maiores novidades do mercado

Por Antenor Neto
9 de Junho de 2022

O mercado varejista está sempre em transformação e cada vez mais aparecem novidades que vão influenciar o futuro do varejo. As soluções tecnológicas oferecem diversas oportunidades para que a empresa possa otimizar a experiência de compra dos consumidores, e as empresas não podem negligenciar isso.

Quanto maior for o conhecimento sobre os clientes, melhor vai ser a experiência oferecida. Portanto, é fundamental conhecer as principais tendências, como canais integrados de comunicação e vendas, processos humanizados, marketing persuasivo, levantamento de dados e muito mais.

Neste artigo, falaremos sobre as principais novidades que vão moldar o futuro do varejo. Não deixe de conferir para entender tudo sobre o assunto. Vamos lá!

futuro do varejo

O futuro do varejo e o varejo 4.0

O varejo já vem sofrendo algumas transformações há algum tempo. Uma das principais é o varejo 4.0, ou seja, é a digitalização do varejo tradicional. 

Nesse modelo, que já faz parte da realidade do varejo, o objetivo é contar com um modelo de compras que faz a integração de diferentes tecnologias e canais digitais para atuarem em um ambiente físico. Em outras palavras, significa contar com soluções tecnológicas para melhorar a experiência de compras offline.

Com esse modelo de varejo, fica muito mais fácil entregar produtos e soluções aos consumidores com mais eficiência, personalização e otimização em toda a jornada de compras, bem como em todos os processos realizados pelo negócio, sempre focando no cliente.

O modelo de varejo mais tradicional era caracterizado por supermercados onde os consumidores faziam suas compras, com um poder de escolha, em que era feito um autoatendimento dos produtos necessários. A evolução seguinte nos conduziu ao estilo de outlets, com grandes nomes como o Walmart.

Atualmente, uma das características mais marcantes do varejo é a compra online, por meio dos inúmeros e-commerces existentes. Essa é a evolução para o chamado varejo 4.0. 

Assim, é perceptível a utilização de canais diversificados, como o modelo omnichannel, para que a jornada de compras do consumidor possa ser realizada em diferentes canais de comunicação.

Principais tendências do futuro do varejo

Como esse é um dos setores mais fundamentais para a economia, as inovações não param de surgir e conquistar os lojistas, varejistas e os consumidores. É fácil de perceber uma evolução tecnológica no setor varejista com inovações que já são quase impossíveis de serem ignoradas.

Além de gerarem benefícios para os consumidores, que passam a contar com múltiplos canais de atendimento, personalização e soluções tecnológicas, as tendências que serão apresentadas a seguir também geram um diferencial competitivo que pode ser decisivo para a saúde dos varejistas. Então, não deixe de conferir as principais tendências de varejo que separamos para você. Vamos lá!

Omnichannel

A experiência omnichannel já é uma demanda do mercado e uma tendência atual. As empresas devem oferecer atendimento em diferentes canais de atendimento, vendas e publicidade. Mas, para que a estratégia seja realmente omnichannel, não basta estar presente nos diversos canais, é preciso que eles estejam integrados e interligados.

Ou seja, os dados fornecidos pelos usuários, como a jornada de compras, devem ser entendidos e compartilhados em todos os canais. Isso significa que quando um usuário entra em contato por meio de um determinado canal, mas busca por novas informações em outro, não será necessário realizar um novo atendimento.

Isso porque os canais estão interligados e a experiência de compras é contínua, mesmo que os canais usados sejam diferentes. É preciso que as opções de compras estejam conectadas de maneira simultânea.

Phygital

O Phygital é a união entre o físico e o digital. Essa é outra demanda atual dos consumidores, que desejam uma integração entre a experiência de compras online e física. É um conceito oriundo do varejo 4.0, onde os clientes podem percorrer a jornada de compras nos dois ambientes.

Com isso, é possível descobrir um produto no Instagram, fazer o teste na loja física, comprar pelo e-commerce e realizar a retirada do produto no ponto de distribuição da marca, por exemplo.

Marketing de influência

A publicidade por meio de personalidades que podem influenciar o público consumidor já acontece há muitos anos. Contudo, a ascensão das redes sociais como ferramenta de vendas modificou esse cenário, abrindo espaço para os influenciadores digitais e os microinfluenciadores.

Com essa nova modalidade de "celebridades", as empresas passaram a investir em parcerias para aumentar as vendas, mas também para melhorar a percepção de marca e conquistar a confiança dos consumidores por meio de pessoas que são relevantes para determinado público.

Social Commerce

Já não é novidade que as redes sociais vão além de um espaço online para interagir com amigos e familiares. Hoje, as redes sociais se tornaram potentes ferramentas de vendas.

Assim, o social commerce atua para que as vendas sejam realizadas dentro das plataformas sociais.

Sem que haja a necessidade de encaminhar um usuário para um site ou e-commerce, as compras podem ser realizadas dentro do próprio Instagram, por exemplo, por meio do Instagram Shopping.

Big Data

O Big Data no varejo funciona para que os dados coletados dos usuários possam gerar relatórios para uma análise preditiva. Ou seja, é possível entender e mapear o comportamento de compras dos consumidores para que ações estratégicas sejam baseadas em informações e dados atualizados e relevantes.

O principal fator nessa estratégia é a correta interpretação de dados. Somente dessa forma será possível entender e prever o comportamento dos usuários.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma aliada do varejo por proporcionar processos automatizados e tomadas de decisões mais eficientes. 

Conceitos como Business Intelligence e Machine Learning já são muito disseminados nesse mercado para auxiliar a otimizar o estoque, melhorar a experiência do consumidor, mapear o comportamento dos clientes, aumentar a retenção do público-alvo, melhorar os processos internos e muito mais.

Vitrines inteligentes

Cada vez mais, os e-commerces e marketplaces estão oferecendo experiências de compra com base em recomendações de produtos, usando uma abordagem mais personalizada e inteligente. 

Afinal, utilizando os dados gerados pelos consumidores, é possível fazer recomendações de produtos que podem agradá-los e conquistá-los. 

Com essas vitrines online a experiência de compras é otimizada e as vendas são aumentadas, porque os clientes vão encontrar produtos baseados nas suas preferências e buscas anteriores.

Agilidade nas entregas

O diferencial oferecido no momento da entrega do produto é outra tendência para o setor. Entregas em horários agendados, realizadas com mais agilidade, rastreamento do pedido e pontos de retirada próximos aos clientes são diferenciais competitivos significativo para os negócios.

Também é preciso oferecer formas de entrega personalizadas. Ou seja, contar com diferentes maneiras de fazer o produto chegar até o cliente da forma que for mais confortável para eles. Isso ocorre por meio dos pontos de retirada, deliverys, lojas físicas e muito mais.

Segurança digital

Como os negócios já estão com forte presença no mundo digital e a coleta e interpretação de dados é um dos mecanismos mais eficientes para o sucesso de um empreendimento, é preciso conferir maior segurança aos dados dos consumidores.

Além de oferecer segurança para que os clientes possam realizar compras com confiança, essa é uma obrigação garantida pela LGPD. Portanto, é fundamental contar com as soluções tecnológicas que garantem a privacidade e a segurança dos dados.

Customer Experience

Planejar as ações e estratégias da empresa com foco no cliente é uma tendência que gera resultados muito vantajosos para o negócio. O Customer Experience é a prática de centralizar a experiência de compras do cliente para que a empresa conduza seus processos visando facilitar, agilizar e simplificar a jornada de compra dos seus clientes.

Assim, os canais de comunicação, as equipes de pré-vendas, vendas e pós-vendas estão sempre buscando entender as necessidades e desejos dos consumidores para entregar exatamente o que eles estão buscando. Isso ocorre em todos os processos, desde os canais de comunicação até a forma de pagamento e as avaliações de satisfação.

Conversational commerce

Por mais que os clientes demandem ferramentas tecnológicas no atendimento, como chats, robôs e soluções de atendimento 24h, o lado humanizado não deve ser esquecido. É disso que se trata o conversational commerce. É uma maneira de tornar a experiência do cliente mais personalizada e humanizada.

Essa prática foca em fortalecer a presença humana durante o contato com o cliente para que ele se sinta pertencente ao universo da marca como indivíduo. Logo, essa estratégia deve estar alinhada às ferramentas que ajudam a entender mais sobre os consumidores.

O futuro do varejo está muito ligado às soluções que podem melhorar a experiência de consumo dos clientes. Como pudemos ver, existem muitas estratégias para unir tecnologia com processos humanizados para entender mais sobre as necessidades e os desejos dos consumidores. Dessa forma, combinar tecnologia, personalização, agilidade e processos humanizados faz parte do futuro do varejo.

Logo, é importante entender quais das tendências fazem sentido para o seu negócio e colocá-las em prática para melhorar a jornada de consumo dos clientes do negócio. As opções são muitas e devem ter como foco o cliente, de modo a melhorar toda a sua jornada de compras com a marca.

Para saber mais sobre o futuro do varejo, confira tudo sobre o varejo digital.